Conectando o Amazonas

Fundação Doutor Thomas promove ‘Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 15 de junho, a Prefeitura de Manaus realizará a “Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com atividades de sensibilização ao tema, a partir da próxima terça-feira, 11/6, até o dia 19/6. As ações serão realizadas nas dependências da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, localizada na rua Doutor Thomas nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, e criada para conscientizar sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Além de disseminar que a violência ao idoso não pode ser aceita como normal, o movimento mundial incentiva à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas da prevenção.

Segundo a titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andréa Nascimento, os maiores casos registrados são perturbação da tranquilidade, contra a honra, maus tratos, negligência, abandono, retenção de cartão e apropriação ou desvio dos bens do idoso. “Só em 2019, recebemos 616 denúncias referentes aos diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. Conscientizar a população sobre os tipos de violência ao idoso é fazer com que cada um assuma a responsabilidade de seus atos. Além das redes de proteção à pessoa idosa, temos 30 delegacias distritais espalhadas pela capital no qual as denúncias podem ser efetuadas tanto pela vítima, quanto pela população que souber qualquer tipo de violação dos direitos do idoso”, disse.

De acordo com o Estatuto do Idoso, nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Responsável por coordenar e avaliar a Politica Municipal do Idoso, a Fundação Doutor Thomas realiza ações estratégicas em busca de melhorias para a qualidade de vida da terceira idade, e a semana de combate é uma forma de sensibilizar e diminuir os índices de violência contra os idosos em Manaus.

Para a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, é importante a colaboração de todos para que o respeito e a dignidade dos idosos sejam preservados, como orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. “A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal, para garantir um envelhecimento tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Essa programação é uma extensão do que todos os dias a Prefeitura de Manaus, por meio da FDT, vem realizando para conscientizar a população sobre a violência”, disse.

Todo tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, o Disque 100 funciona 24 horas por dia, recolhendo denúncias. É um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque Idoso 165, 181 da Secretária de Segurança Pública (SSP), ou 190 da Polícia Militar do Amazonas.

Programação:

11/6 – Palestra “Sensibilização do Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, com a titular da Delegacia do Idoso, Andrea Nascimento, e a psicóloga Franciane Alves do Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa, às 9h, no Parque Municipal do Idoso

13/6 - Ato simbólico na Abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

15/6 – Participação da Fundação Doutor Thomas na Caminhada com o tema “Os Movimentos Sociais na Luta Pelos Direitos”, organizada pelo Fórum Permanente do Idoso, às 7h30, na Praça do Congresso, Centro.

17, 18 e 19/6 - Roda de conversa sobre ‘Violência contra o idoso e a visão dos profissionais da Instituição (ILPI), para servidores da Fundação Doutor Thomas, das 15h às 16h e das 20h às 21h. Participação da médica Shadia Fraxe, do geriatra Sileno Fortes Filho, representante do Ministério Público, delegada Andréa Nascimento, das conselheiras do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Graça Cardoso e Claudia Bandeira.

19/6 – Encerramento da programação com missa, 8h30, no Parque Municipal do Idoso.

Fotos: Divulgação / FDT



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes