Prosamim realiza programação especial em alusão ao Dia do Meio Ambiente

O Governo do Amazonas, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), realiza de quarta-feira (05/06) a sábado (08/06), nos parques residenciais do programa, uma série de atividades socioeducativas em comemoração ao dia do Meio Ambiente. A proposta é discutir com a população, em espaços escolares e nos residenciais, temas que ressaltam a importância da preservação ambiental dos igarapés e de projetos de saneamento básico em Manaus.

A programação irá ocorrer nos Parques Residenciais do São Raimundo, localizado na zona sul; Liberdade, no bairro Morro da Liberdade; Cajual, no bairro Santa Luzia; e Mestre Chico II, localizado no bairro Cachoeirinha. O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, afirma que o maior sentimento da educação ambiental está inserido em educar a base, realizando a sensibilização e a educação das crianças.

“O Prosamim tem a proposta de colaborar com a sensibilização e instrução das boas práticas em favor do meio ambiente. E nessa semana vamos enfocar a questão do saneamento básico, sensibilizando os adultos e as crianças sobre os pilares do saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem”, afirmou.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Quarta-feira (05/06)

A programação em alusão ao Dia do Meio Ambiente realizada pelo Prosamim inicia pela manhã, às 9h, no bairro do São Raimundo, com rodas de conversa na Escola Estadual São Luiz Gonzaga, nas quais serão abordados temas como o saneamento básico e educação ambiental. Após o término do bate-papo haverá atividades lúdicas como o jogo tabuleiro ambiental, um jogo de perguntas e respostas relativos ao meio ambiente, saneamento básico e reciclagem.

Na parte da tarde, a programação vai acontecer no Parque Residencial Liberdade, no bairro Santa Luzia, zona sul. A mobilização vai iniciar às 14h, com roda de conversa para crianças sobre educação ambiental e o descarte correto do lixo no escritório do residencial. Após a atividade, as crianças irão realizar o plantio de mudas de árvores frutíferas pelo residencial.

Quinta-feira (06/06)

A programação inicia às 14h, no Parque Residencial Cajual, bairro Santa Luzia, e contará com rodas de conversa voltadas para a educação ambiental infantil, abordando como tema o saneamento básico e alternativas para a reciclagem. No Parque Residencial Mestre Chico II, a programação contará com rodas de conversas sobre saneamento básico e descarte adequado do lixo, além de atividades culturais com apresentações teatrais e musicais promovidos pelo grupo Garis da Alegria, que realizam a educação ambiental por meio de músicas, humor e brincadeiras.

Sexta-feira (07/06)

A programação do penúltimo dia da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Prosamim acontecerá no Parque Residencial Liberdade, às 9h, e vai contar com mutirão de limpeza e com a realização da coleta seletiva, separando todo material que pode vir a ser reciclado e utilizado nas oficinas de reciclagem.

Sábado (08/06)

No último dia da Semana do Meio Ambiente, a agenda começa às 9h, na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, localizada no bairro Morro da Liberdade. A ação contará com o apoio do Instituto Reino do Amanhã, que irá realizar a caminhada ecológica “Refloresta Cajual”, com a participação das crianças moradoras dos residenciais e de escolas do entorno no Residencial Cajual e Liberdade. Durante o trajeto, as crianças irão realizar plantio de mudas na praça do Residencial Cajual.

Após a caminhada ecológica, o encerramento vai contar com atividades culturais promovidas pelo Reino do Amanhã, Garis da Alegria e apresentações teatrais com grupo de teatro, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que a ação de educação ambiental promovida pelo Prosamim tem como foco adultos e crianças. “A abordagem utilizada para a educação ambiental dos adultos possui atividades que visam o cunho ambiental, mas aliadas também à geração de emprego e renda, visto que as nossas oficinas de artesanato são na sua grande totalidade com materiais que iriam para o lixo”, afirmou.






Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes