Conectando o Amazonas

TCE sedia Simpósio de Controle Interno promovido pelo INSS

Com apoio da conselheira-presidente, Yara Lins dos Santos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou, na manhã desta quinta-feira (6), o 1º Simpósio de Controle Interno – Amazônia (Audicamp). A programação iniciou às 8h30 e segue até as 17h, no auditório do TCE, com a palestra do procurador-geral de Contas do TCE, João Barroso.

O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem como objetivo estabelecer uma agenda entre órgãos que compõe o Sistema de Controle Interno da Administração Pública do Amazonas, nas instâncias federal, estadual e municipal, com reuniões regulares, fomentando o intercâmbio de conhecimento, informações de boas práticas inerentes ás áreas de Governança, Gestão de Riscos, Integridade, Combate a Corrupção e Excelência da Gestão.

Segundo o auditor regional do INSS, Elias José de Carvalho, o evento tem como meta “tratar sobre assuntos que estão relacionados a constituição, a criação da comunidade interativa de controles internos, integração dos órgãos que fazem auditoria e que são responsáveis pelo controle interno desses órgãos. Nosso objetivo também é capacitar esses profissionais que trabalham em auditoria e aperfeiçoá-los nas técnicas de auditoria”, ressaltou.

Ao falar aos presentes, a conselheira Yara Lins dos Santos parabenizou o INSS “pela iniciativa do encontro e por debater um assunto tão importante para a administração pública”. Na ocasião, ela afirmou que o “TCE está de portas abertas para debater todos os temas que sejam para o aperfeiçoamento do serviço público”.

Na programação da manhã, de 8h30 às 11h, participaram o auditor-chefe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Damon Gonçalves de Lima Castro, e o auditor-chefe da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dinorvan Fanhaimpork, o subsecretário de Controle Interno da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Arnaldo Flores, o auditor federal de Controle Interno do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Manoel Alencar de Queiroz, e a assessora de controle interno da Controladoria Geral do Estado, Tereza Cristina Motta.

Na parte da tarde das 14h às 15h, a programação continuou com a roda de conversa sobre o tema “Integridade e Governança”, com a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas, Mona Liza Prado Benevides Ruffeil; e sobre as “Boas Práticas” – Planejamento de Auditoria (PPAINSS), palestrada pela auditora regional do INSS de Belo Horizonte, Simone Delgado.

O procurador do Ministério Público de Contas (MPC-AM) João Barroso de Souza, finalizou o evento com a palestra sobre “Combate a Corrupção – Sob a ótica do MPC". “Dentre os temas que tratados no evento, encontram-se assuntos de extrema importância para o controle interno e para o controle externo também. O Ministério Público de Contas veio colaborar com o debate, expondo a ótica do órgão e do TCE”, comentou.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes