Assembleia Legislativa será o primeiro órgão público do AM a ter bicicletário

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) recebeu requerimento do deputado estadual João Luiz (PRB) para a construção de um bicicletário (estacionamento para bicicletas) nas suas dependências e será o primeiro órgão público estadual a beneficiar a população que usa a bicicleta como meio de transporte urbano.

O deputado fez o indicativo através do requerimento nº 2125/2019, alegando que mesmo utilizando a bicicleta nas vias, os ciclistas não têm onde estacionar quando chegam ao destino. “Conversei com o presidente Josué Neto e ele prontamente recebeu o requerimento para que algumas vagas do edifício garagem sejam cedidas à construção do bicicletário. Assim, aqueles que chegam de bicicleta na Assembleia, terão um local adequado e seguro para guardá-las”, afirmou.

Para João Luiz, a medida gera um exemplo a ser seguido, “propagando os benefícios do uso da bicicleta para a saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e ferramenta de inclusão social”.

O assessor parlamentar Fabrício Pinheiro, que também é simpatizante do ciclismo, comemorou a novidade. “Fico feliz com a notícia, sou usuário do pedal, gosto da modalidade e hoje, a gente que usa bicicleta, sente falta de espaços dedicados para acomodar a bicicleta. Sei de alguns shoppings e algumas empresas do Distrito Industrial, mas em órgãos públicos é a primeira vez que ouço falar, por isso, acho que a Assembleia se antecipa com essa inclusão, o que é muito importante. Serve de exemplo aos demais órgãos e poderes, para que sigam no sentido de oferecer uma estrutura de segurança, para guardar esse bem que é a bicicleta”, avaliou.

Em outros estados
A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), a Câmara de Vereadores de Itajaí (SC) e de Campo Grande (MS) já sinalizaram a instalação de bicicletários em órgãos públicos, aprovando projetos de lei neste sentido; porém, apenas a Câmara Legislativa do Distrito Federal possui um bicicletário em funcionamento, inaugurada em abril de 2015.


Foto: Hudson Fonseca




Postar um comentário

Postagem em destaque

Marinha abre 900 vagas em concurso para jovem aprendiz

A Marinha do Brasil abrirá, no próximo mês, inscrições para um concurso que terá como objetivo preencher 900 vagas de aprendiz de marinhei...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes