Autistas e PCD's recebem tratamento terapêutico com cães em Manaus

Teve início nesta quinta-feira (11) a aula de Cinoterapia, tratamento terapêutico para pessoas com dedicação (PCDs), Autistas e Pessoas com Síndrome de Down, realizado com a presença de cães. O projeto é fruto de uma parceria entre a Deputada Estadual Joana Darc (PL), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Durante a aula inaugural cerca de 20 crianças com deficiência puderam interagir com os cinco cães terapeutas do Corpo de Bombeiros, ao todo serão atendidas nesta primeira demanda 40 pessoas com deficiência, autismo e síndrome de down. O Método terapêutico visa trabalhar o estímulo sensorial, motor e cognitivo dos pacientes.

Entusiasta de projetos inovadores e principalmente que envolvam os animais, Joana Darc (PL), foi escolhida para ser madrinha da Cinoterapia na Seped. Para a parlamentar, o início do projeto é um marco para o estado do Amazonas. “É a primeira vez que vemos um Governo dando tamanha visibilidade para projetos que melhoram a qualidade de vida de pessoas com deficiência, e principalmente quando se envolve os animais como é o caso da cinoterapia, pois já é comprovado que quando há terapia que envolve os animais os benefícios são muito grandes para as pessoas e também para os animais, e futuramente queremos expandir, pois a busca por vagas tem sido grande”, explicou a deputada.

Emocionada a Secretária da SEPED Viviane Lima agradeceu pela concretização do projeto de Cinoterapia." Hoje estou muito feliz por ver esse projeto se concretizando aqui na Seped, agradeço a parceria com a deputada Joana Darc, que não exitou em nos apoiar e principalmente a viabilizar o cuidado e suporte com os cães bombeiros para que o projeto saísse do papel, e pudéssemos unir as duas causas em benefício da sociedade”, disse durante seu discurso em solenidade de abertura da Cinoterapia.

A parlamentar está ajudando o projeto através de recursos próprios e parcerias, com os serviços direcionados aos cinco cães do CBMAM que irão atender as demandas da cinoterapia, com acompanhamento veterinário, banho, tosa e alimentação. Sabendo dos benefícios da cinoterapia, a deputada irá destinar verbas no próximo ano para ajudar na ampliação do projeto.

Participaram da solenidade de inauguração do projeto a Primeira Dama do estado, Taiana Lima, a Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Braz, a Secretária do Fundo de Promoção Social, Kathelen Santos e o Diretor-Presidente do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor do Amazonas, Jalil Fraxe.






Postar um comentário

Postagem em destaque

Josué participa do EcoFestival e anuncia recursos para alavancar turismo em Novo Airão

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas pa...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes