Conectando o Amazonas

Com classificação de ginastas amazonenses para o Torneio Nacional, chega ao fim o Regional Norte de Ginástica Rítmica

Com um show de técnica, elegância e simpatia, terminou na tarde deste domingo (07/07) o Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Norte. Realizado pela Federação Amazonense da modalidade (FAG), com a chancela da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o evento ocorreu no Centro de Ginástica do Amazonas, nas dependências da Vila Olímpica de Manaus, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). Entre as representantes para a etapa nacional, ginastas amazonenses classificaram-se tanto nas provas Individuais quanto nas provas em Conjunto.

“A ginástica do Amazonas está de parabéns. As atletas mostraram suas habilidades e provaram que o estado tem talentos na modalidade e que serão desenvolvidos cada vez mais. Cada ginasta que se esforçou e se dedicou para esta competição só tem a ganhar, e parabenizo também os pais e professores pelo excelente trabalho na formação e desenvolvimento de cada atleta”, ressaltou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira.

Durante quatro dias de competições, de 4 a 7 de julho, 159 atletas de 22 instituições fizeram parte das disputas nas categorias Pré-Infantil, Infantil, Juvenil e Adulto. Entre os estados participantes estiveram Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima. Vale ressaltar que o Torneio Regional funcionou como seletiva para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, a ser realizado de 16 a 20 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).

Neste domingo (07/07), último dia de competições do Regional, foram conhecidas as representantes do Norte na categoria Adulto, níveis I e II (Individuais), e na categoria Juvenil (Conjunto). Representante do estado de Roraima, Luiza Morellato, de 16 anos, garantiu sua vaga na etapa nacional e subiu ao pódio duas vezes. Na prova com arco, a ginasta faturou o segundo lugar; já na classificação geral, onde foram somadas as notas nos aparelhos arco e bola, ela conquistou a medalha de bronze. A ginasta falou da felicidade em poder levar essa conquista para casa.

“Sinto-me realizada por tudo o que foi conquistado. Treinei bastante, me dediquei e vejo que tudo valeu a pena. Ainda preciso melhorar em alguns pontos, mas isso será corrigido com os treinos. Vou me esforçar bastante para melhorar minha série e representar da melhor forma o estado de Roraima”, afirmou a atleta, que também contou ter ficado nervosa antes das apresentações. “Fiquei bem aflita, mas minha técnica conversou comigo e me ajudou a superar meu nervosismo. Graças a Deus deu tudo certo, e agora é hora de comemorar”, destacou.

Técnica da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-RR), Soraya Souza festejou em dobro com pais e atletas. Além da classificação de ginastas para a etapa nacional, o clube roraimense ainda faturou o troféu de campeão geral do Torneio Regional, somando um total de 103 pontos.

“Estamos muito felizes por essa conquista, que foi fruto de treinos intensos, dedicação e também da confiança dos pais e atletas em nosso trabalho. Felicidade e gratidão resumem cada vitória alcançada, vitória essa que é coletiva, é de Roraima, é de todos nós”, ressaltou.

Com classificação em todas as categorias, Soraya falou da preparação para o Torneio Nacional. “Trouxemos uma equipe de 14 atletas do clube AABB-RR e classificamos 11. Foi um trabalho árduo, com muitas dificuldades, uma conquista única para Roraima e para a equipe. Voltamos para casa com a sensação de dever cumprido, mas com a certeza de que ainda há muito trabalho pela frente na preparação das classificadas para a etapa nacional”, lembrou.

De acordo com a vice-presidente da CBG, Verônica Martins, o Torneio Regional foi um sucesso. Para ela, o Amazonas apresentou bons resultados e mostrou um crescimento elevado nos quesitos quantidade, qualidade técnica e qualidade organizacional.

“Realmente este foi um dos melhores torneios regionais da modalidade. Minha impressão é que a região Norte está fortalecida e apresenta uma perspectiva de melhora técnica a nível nacional. Vamos trabalhar e continuar fomentando a união da região, e vamos fortalecer ainda mais a ginástica do Estado do Amazonas”, afirmou.

Verônica também assinalou a importância do apoio público para o crescimento da modalidade. “É de fundamental importância que a Sejel continue nos dando apoio para que a ginástica do Amazonas realmente consiga atingir a meta de chegar a um campeonato brasileiro com um resultado expressivo”, destacou.

Para a presidente da FAG, Alessandra Balbi, sediar o Torneio Regional foi de suma importância para o nivelamento das equipes participantes. “Com a vinda da competição para o Amazonas, as equipes daqui puderam nivelar suas habilidades. Não apenas por conta da competição, mas também houve um intercâmbio entre as delegações, o que permitiu um aprendizado coletivo. Pude acompanhar as disputas e percebi que o nível tem crescido bastante, o que significa que a modalidade tem se desenvolvido a cada dia que passa, e isso é excelente”, afirmou.

Economia – Alessandra Balbi falou sobre o esforço para que a competição viesse para Manaus, com o objetivo de diminuir custos para as famílias das 43 ginastas amazonenses inscritas no Regional.

“Nosso principal objetivo com a vinda do Regional Norte para o Amazonas era a economia. Ao sediar o evento, as atletas da casa economizaram com passagens, hospedagens, enfim, com todos os gastos de se competir fora, e isso com certeza permitiu que elas tivessem melhores condições de participarem das disputas”, explicou a presidente da FAG.

Investimento – Balbi falou ainda da importância do apoio dado pela Sejel, juntamente com a FAG. “Tivemos bons resultados para o Amazonas, e alguns até surpreenderam. Isso significa muito, porque essas equipes fazem rodízio de treinamento no Centro de Ginástica, e foi com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Sejel, e também da FAG, que elas conseguiram elevar o nível técnico. Só o fato de ter um espaço próprio para treinamento, aliado à utilização de equipamento oficial, faz toda a diferença”, finalizou.

Resultados – Confira os resultados do Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Norte nas tabelas abaixo.


Fotos: Lorena Furtado / Sejel




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes