Conectando o Amazonas

Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência visita a Pestalozzi

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), acompanhou nesta quarta-feira (24), a rotina dos alunos e professores da Associação Pestalozzi do Amazonas, que atende crianças e jovens com síndrome de Down, autismo, déficit de atenção, entre outras deficiências. O objetivo da visita foi conhecer de perto os principais problemas enfrentados pela instituição.

A Associação Pestalozzi de Manaus atende em torno de 150 deficientes e sobrevive de doações e parcerias para manter suas atividades. Atualmente, os principais desafios enfrentados pela entidade são a falta de transporte próprio, a insuficiência de professores e a escassez de recursos financeiros para a manutenção do prédio. De acordo com a direção da Pestalozzi, existe um entendimento com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em relação aos profissionais da educação, mas há cinco anos os contratos não são renovados. No momento, a associação conta com 15 professores, resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Preocupado com os problemas encontrados na instituição, Álvaro Campelo reforça a necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas para PCD's, além do apoio de empresas privadas e da sociedade em geral. “Hoje, tive a oportunidade de acompanhar a rotina dos alunos e colaboradores e ver de perto as dificuldades enfrentadas pela instituição. A partir de agora, a Frente Parlamentar começa a pensar em uma grande ação com o objetivo de dar suporte ao trabalho da Pestalozzi”, afirmou Campelo.

Para Ozeth Gonçalves, de 71 anos, mãe de um dos alunos, a presença do deputado é importante, principalmente, nesse momento difícil pelo qual a associação está passando. “Hoje, não temos transporte próprio, então, todo santo dia, temos que trazer nossos filhos em ônibus de linha, que muitas vezes demoram a passar e pregam no meio da rua", comentou Ozeth.

A Pestalozzi está presente em nove municípios do Amazonas: Manaus, Manicoré, Boa Vista do Ramos, Maués, Coari, Parintins, Tonantins, Nova Olinda do Norte e Manaquiri. As pessoas que quiserem contribuir, podem fazer uma doação por meio de depósito ou transferência na conta bancária da instituição. Banco Bradesco, Agência: 3739 - conta corrente: 33847-8.






Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes