Governo do Estado inclui Tonantins na lista de municípios que receberão projetos de abastecimento de água, até o final de 2019

Tonantins (distante 865 quilômetros da capital) será mais um município atendido pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) com vistas a sanar o problema de fornecimento de água potável à população. Na tarde da terça-feira (02/07), a Companhia iniciou a elaboração de projetos técnicos para mais dez municípios do interior, totalizando R$ 22,6 milhões de investimentos provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O valor do recurso a ser destinado ao município de Tonantins será divulgado após o início do projeto técnico. Mas, na manhã desta quarta-feira (03/07), o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, em reunião com a vereadora de Tonantins, Suelem Lofiego, confirmou que a Companhia enviará técnicos especializados ao município para o levantamento de informações sobre a situação da distribuição de água, que irão subsidiar o projeto a ser submetido à Funasa.

“Aumenta assim para 11 o número de municípios atendidos nesta segunda etapa de elaboração de projetos técnicos de saneamento, até o final de dezembro de 2019”, acrescentou.

De acordo com a parlamentar, atualmente o município dispõe de dois poços artesianos para a distribuição de água, que não conseguem atender a toda a demanda da população (17.079 habitantes, segundo dados do IBGE/2010, divididos igualitariamente entre as zonas urbana e rural).

A visita contou com a presença do superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, reforçando o apoio do Governo Federal e a parceria com o Governo do Estado, por meio da Ciama, para resolver a questão de distribuição de água no interior do Amazonas.


Foto: Divulgação/Ciama


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes