Conectando o Amazonas

Hoje, segunda-feira (8) encerra a 4ª edição do projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’

Pela 4ª vez o Teatro Manauara foi palco do projeto “A Escola Vai ao Teatro”, apoiado pelo Ministério da Cidadania - Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Rouanet e com patrocínios das empresas Bemol e Info Store, promovendo inclusão social, por meio de espetáculos teatrais gratuitos, com temas socioeducativos para alunos da rede pública de ensino amazonense, recebendo nesta edição, mais de 3700 estudantes de cidades de Manaus, Careiro da Várzea (BR-319) e Rio Preto da Eva.

Nesta segunda (08 de julho) será apresentado o último espetáculo teatral desta edição, intitulado “Criança não trabalha”, encenado pelos atores da Cia Interarte de Teatro, em sessões às 9h e 15h, com audiodescrição e intérprete de libras para alunos especiais (surdos, mudos, com deficiência visual, cadeirantes e com particularidades intelectuais), da Escola Municipal de Educação Especial Andre Vidal, dentre outras escolas da rede municipal e estadual.

A 4ª edição do “A Escola Vai ao Teatro” contou com participação de 40 escolas amazonenses, recebendo mais de 3700 alunos pertencentes a escolas urbanas, escolas ribeirinhas e rurais, como os alunos da Escola Municipal Balbina Mestrinho, localizada na BR-319, na cidade Careiro da Várzea e de Rio Preto da Eva, além de instituições para alunos especiais.

O projeto A Escola Vai ao Teatro tem o intuito de oferecer inclusão social, promovendo arte e cultura para estudantes de escolas públicas, incluindo ainda alunos com deficiência auditiva, visual, intelectual e dislexia - por meio da audiodescrição e intérprete de libras.

As peças teatrais com autoria e direção de Roger Barbosa e encenadas pelos atores da Cia Interarte de Teatro, apresentam temas de cunho socioeducativo como: qualidade de vida e alimentação saudável, conservação do meio ambiente e sustentabilidade, combate ao racismo, o perigo das drogas – pressão social e falta de informação, a história do teatro e defesa dos direitos das crianças.

A programação do projeto “A Escola Vai ao Teatro” 2019, teve sessões às 9h e 15h, durante os dias 27 de maio, com a peça “Como é difícil sair do sofá!”, 29 de maio com “A Invasão da Floresta de Anahi”, 03 de junho a peça “Qual a cor”?, 10 de junho a peça “Caindo na Real”, 11 de junho a peça“Da Grécia aos palcos do Brasil” e encerrando dia 08 de julho, com o espetáculo “Criança não trabalha”. Ao final de cada encenação, acontece conversa informal, objetivando formação de plateia, interagindo com os espectadores, aprofundando na temática de cada espetáculo e sua significância cultural.

O PROJETO

O projeto “A Escola Vai ao Teatro” estimula e viabiliza o acesso de alunos das escolas da rede pública amazonense ao teatro, com entradas e transportes gratuitos, e tem como objetivo promover a formação de novas plateias e o desenvolvimento cultural dos estudantes, inserindo-os no universo da cultura, incentivando o entretenimento de qualidade e proporcionando um contato mais próximo com o mundo lúdico e encantador do teatro.

“O evento ‘A Escola Vai ao Teatro’ é uma excelente ferramenta de educação participativa e extensão escolar. Esta nova edição apresenta a audiodescrição e intérprete de libras, o que promoverá a participação de estudantes com deficiência, ampliando o objetivo da inclusão social deste projeto, promovendo um momento de educação e diversão para este público que, na maioria dos casos, ainda não teve oportunidade de assistir à uma peça teatral em um teatro”, pondera Adriano Gobeth e Sandro Rodrigues, sócios do Teatro Manauara.

SINOPSES

08 de julho (segunda) – às 9h e 15h - Defesa do Direito da Criança (classificação: livre)

Espetáculo: Criança não trabalha.
Autor e diretor: Roger Barbosa
Temática: Direitos da Criança;
Duração: 60 min;

Sinopse: Três amigos vivem o dia a dia típico das crianças. Estudam, brincam, se metem em pequenas confusões, se desentendem e fazem as pazes até que um dia encontram uma menina que trabalha na rua vendendo adesivos. Esse encontro de realidades tão diferentes muda a vida de todos os envolvidos.

SERVIÇO

O QUÊ: 4 ª edição do projeto “A Escola Vai ao Teatro”
QUANDO: 27 e 29 de maio e 03, 10, 11 de junho e 08 de julho de 2019
HORÁRIO: sessões às 9h e 15h
ENTRADA: gratuita, com vagas limitadas e transporte limitado
INSCRIÇÕES: esgotadas
ONDE: Teatro Manauara – Piso Buriti - Manauara Shopping (Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300 – Adrianópolis)

INFORMAÇÕES: 

www.teatromanauara.com.br / facebook.com/teatromanauara /instagram@teatromanauara

FONE – (92) 3342 8032
REALIZAÇÃO: Ministério da Cidadania e Teatro Manauara
PATROCÍNIOS: Lei de Incentivo a Cultura, Bemol e Info Store
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Viviane Oliveira – vivioliveira.rpgmail.com





Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes