Conectando o Amazonas

Homenagem a Aniello Alfiero e críticas ao Plano Dubai movimentam a Aleam

A entrega da Medalha Ruy Araújo ao professor e jurista Aniello Miranda Alfiero, em Sessão Especial requerida pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), autor da homenagem, fechou os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (4), após a sessão ordinária que repercutiu temas relevantes para o Estado e para a sociedade amazonense. Da tribuna, o presidente Josué Neto (PSD) criticou a falta de respeito do governo federal, com o desmentido da existência do chamado Plano Dubai.

A fala de Josué repercutiu entre os deputados que chamaram de “brincadeira” a fala do secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, negando a existência do Plano Dubai como alternativa à Zona Franca de Manaus (ZFM). O assunto também foi abordado pelos deputados Wilker Barreto (PHS), que participou de Audiência Pública do deputado federal José Ricardo (PT-AM), em Brasília, e Fausto Junior (PV).

Sinésio Campos (PT) fez a leitura de uma Carta Aberta à sociedade amazonense, elaborada na Audiência Pública que debateu a utilização do farelo, casca de soja, milho e fertilizante em atividades agropecuárias no Estado. Segundo ele, os subprodutos da soja, hoje utilizados pelo Grupo Amaggi para gerar energia elétrica em seu empreendimento de Itacoatiara, poderá atender mais de 20 mil produtores rurais do Amazonas, com menos de 10% do que é queimado para gerar energia.

O deputado Delegado Péricles (PSL) anunciou o lançamento de edital, no site da Aleam, com chamada para receber projetos a serem contemplados com emendas parlamentares de sua autoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Uma equipe irá acompanhar todo o processo até a conclusão dos projetos aprovados. Péricles destacou a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, anunciada pelo secretário de Segurança (SSP), coronel QOPM Luismar Bonates, na abertura de curso de formação policial.

O deputado Adjuto Afonso, anunciou a realização do “Dia C” do Cooperativismo, ação da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM) em que a entidade presta serviços sociais à população, que acontecerá no sábado de 8 às 14h na Arena da Amazônia. Adjuto convidou os deputados a participarem e disse que vai estar presente com a Frente Parlamentar do Micro e Pequeno Empreendedor (Frempei) e seu núcleo de orientação jurídica sobre direitos do consumidor.

Mostrando vídeo das instalações da UTI do Pronto Socorro 28 de Agosto, Dermilson Chagas (PP) relatou visita ao hospital onde conversou com médicos e usuários a respeito da situação de atendimento e a falta de insumos médicos, criticando a falta de ação do governo para solucionar os problemas. Serafim Corrêa (PSB) comentou a queda de R$ 80 milhões no repasse dos recursos do Fundeb para o Amazonas, no primeiro semestre deste ano.

Fizeram pronunciamentos o deputado Fausto Junior (PV), sobre as ações da CPI dos Combustíveis e seu propósito de promover a livre concorrência de preços nos postos; deputado Dr. Gomes (PSD) anunciando a entrega de títulos de propriedade no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, pelo governo do Estado; e Sinésio Campos pediu Cessão de Tempo para o coordenador do Curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor José Luiz Sansone falar a respeito das necessidades do incremento da profissão no Amazonas.


Foto: Hudson Fonseca



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes