Prosamim e Cetam iniciam cursos de informática básica e avançada no Residencial São Raimundo

O programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (08/07), novas turmas dos cursos de informática aos moradores do Prosamim São Raimundo, zona oeste da capital. As turmas dos cursos de informática neste semestre já contam com 54 alunos inscritos com a participação de jovens, mães, adultos e idosos.

As turmas, que iniciaram nessa manhã, contemplam os cursos de informática básica e avançada e dão continuidade ao curso de informática básica que ocorreram no primeiro semestre. A turma de informática avançada da manhã ocorre das 8 às 10h, e a turma da tarde é das 13 às 15h, de segunda a sexta. A turma de informática básica acontece neste segundo semestre somente pela manhã, de 10h às 12h.

A intenção neste segundo semestre é superar os números do primeiro semestre.

Os cursos oferecidos aos moradores dos residenciais Prosamim são frutos de uma parceria com o Cetam, que fornece os instrutores com a missão de capacitar os moradores dos residenciais, bem como do seu entorno. Nos primeiros seis meses do ano, a parceria Prosamim e Cetam capacitou mais de 180 jovens e adultos moradores dos Prosamim.

Capacitação e inclusão digital - O instrutor do Cetam, Fernando Sousa, afirma que os cursos de informática têm como papel principal, incluir digitalmente jovens e adultos, desmistificando o ensino de informática e a utilização de alguns programas que no futuro podem garantir um emprego melhor ou uma promoção.

“O intuito dessas aulas de informática, é principalmente capacitar os moradores para o mercado de trabalho, qualificando esses jovens e adultos para trabalhos no futuro ou até serem promovidos na função em que já atuam” afirmou o professor.

A industriaria Lídia Araújo afirma que buscou a capacitação oferecida pelo Prosamim e Cetam pensando em agregar mais conhecimentos à vida profissional, pois acabou de iniciar em um emprego novo e exigiram conhecimento sobre informática.

O jovem Breno Monteiro, de 18 anos, afirma que já concluiu o curso de informática básica oferecido pelo Prosamim no primeiro semestre e que agora irá fazer o curso de informática avançada para que tenha o domínio dos programas Word e Excel e outros.

A assistente social do Residencial São Raimundo, Lyllian Barroso, afirma que as capacitações e cursos oferecidos pela parceria Prosamim e Cetam ocorrem durante o ano todo e de forma constante. A assistente social afirma que a capacitação desses moradores é uma oportunidade ímpar que deve ser aproveitada, em razão da proximidade do curso com a residência do morador, o que evita gastos com transporte público e em relação ao tempo no deslocamento.




Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes