SSP alcançou mais de 12 mil pessoas com ações educativas

De janeiro a junho de 2019, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou 246 atividades e atingiu 12.528 pessoas por meio de ações e projetos na capital amazonense e na região metropolitana. As atividades foram desenvolvidas pelo Departamento de Prevenção à Violência (DPV).

Atualmente, o DPV coordena o Programa de Prevenção a Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne), que está atuando em municípios do interior, e o Projeto Inclusão Digital e Qualidade de Vida na Melhor Idade, na capital.

Além do programa e do projeto, o Departamento também promove ações que são desenvolvidas por meio de palestras, mostras e oficinas nas escolas. Denominadas “DPV nas Escolas”, as atividades realizadas durante o mês de junho chegaram a atingir 5.681 pessoas, e têm o objetivo de estreitar a relação das escolas e comunidades com a Polícia, conforme o coordenador do Departamento de Prevenção à Violência, capitão Diego Paiva.

“O intuito é de integrar escola e comunidade no trabalho da prevenção à violência. O DPV nas Escolas promove palestras e ações educativas sobre segurança pública em escolas em situação de vulnerabilidade na capital e região metropolitana, visando à promoção de melhorias na segurança pública”, disse.

Nos meses de abril e junho, o DPV passou por escolas das zonas norte e leste. As escolas da zona sul da capital devem receber o projeto ainda neste mês. As zonas centro-oeste, centro-sul e oeste estão em planejamento para a programação dos meses de agosto, setembro e outubro.

Interior – Neste ano, o Previne passou por Iranduba, Cacau Pirêra, Presidente Figueiredo e Vila de Balbina. “O programa utiliza várias metodologias psicopedagógicas que auxiliam na promoção e desenvolvimento da autoestima, autoconhecimento, percepção e personalidade”, disse o coordenador.

A expectativa é que a ação passe nos próximos meses pelos municípios de Rio Preto da Eva, Autazes, Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea, Novo Airão, Manacapuru, Fonte Boa, Borba, Itacoatiara, Parintins e Coari.

Escola no Viver Melhor – Nesta semana, o DPV nas Escolas esteve na Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, situada no conjunto residencial Viver Melhor, zona norte da capital.

Com 34 turmas durante a manhã e a tarde, a escola recebeu um ciclo de palestras sobre temas como bullying, prevenção à violência, valorização da vida, exploração sexual, carreira e motivação, envelhecimento saudável, além de prevenção às drogas, de acordo com a assistente social do DPV, Shirlene de Oliveira.

O gestor da unidade de ensino destaca a importância das parcerias com ações preventivas entre os órgãos. “Esse tipo de parceria, esse tipo de palestra, só vem nos ajudar a fortalecer, tentar trabalhar na conscientização com o aluno”, disse o gestor.


Foto: Erikson Andrade / SSP-AM


Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes