UGPE e Defesa Civil municipal firmam parceria para criação de Plano de Contingência de Cheias e Gestão de Riscos nas áreas de intervenção do Prosamim

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e a Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção de Defesa Civil, firmaram, nesta semana, um termo de cooperação técnica que prevê a liberação de recursos na ordem de R$ 372,7 mil para a aquisição de equipamentos e realização de treinamentos que possam trazer mais celeridade no atendimento de primeiros socorros e acidentes domésticos provenientes de causas naturais, como alagamentos ou desmoronamentos, bem como eficiência nas vistorias e monitoramento das cheias dos rios.

Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e fazem parte do Plano de Contingência de Cheias e Gestão de Riscos nas áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). O termo também prevê a aquisição de uma Estação Meteorológica pluviométrica, que servirá para o monitoramento de chuvas torrenciais, velocidade dos ventos, temperatura e umidade.

“A Defesa Civil municipal é uma parceira histórica do Prosamim, desde o início do programa, porque ela é a primeira a ser acionada no caso de uma emergência. Por isso, o fortalecimento da Defesa Civil municipal com essa estação meteorológica vai permitir que ela, juntamente com os outros órgãos de controle, possa prever esses possíveis sinistros e catástrofes ambientais que ocorrem com motivo de força maior,” explicou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

O termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e a Defesa Civil do município tem por objetivo principal atuar nas ações de prevenção e minimização de danos nas áreas alagadiças, buscando uma celeridade maior nas respostas de suas demandas, assim como também na reconstrução de áreas de risco da cidade.

“A Defesa Civil trabalha com a parte preventiva, e é de grande valia essa parceria com relação a essas atividades que o órgão começa a fazer com o Prosamim. Essa oportunidade, com a capacitação com relação aos moradores dessas áreas do Prosamim, é de grande importância, por meio do nosso projeto de um núcleo de Defesa Civil na comunidade, direcionado para percepção de risco”, destacou o secretário municipal de Defesa Civil, Claudio Belém.

O Prosamim é um programa de saneamento que visa recuperar áreas degradadas por meio da implementação de políticas públicas, buscando minimizar os impactos ambientais, sociais e da ocupação urbana desordenada da capital do Amazonas.


Fotos: Tiago Corrêa/UGPE e Divulgação



Postar um comentário

Postagem em destaque

Josué participa do EcoFestival e anuncia recursos para alavancar turismo em Novo Airão

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas pa...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes