Aleam destaca a Fotografia como elo de aproximação com a sociedade

Com objetivo de aproximar o Parlamento Estadual da sociedade amazonense e prestar conta das atividades parlamentares, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vem modernizando e investindo em seu departamento de fotografia, que conta hoje com seis fotógrafos profissionais que somam esforços para divulgar o trabalho dos 24 deputados que integram a 19ª Legislatura em favor do desenvolvimento do Estado.

No dia em que o mundo reconhece a importância social da Fotografia, a Casa destaca o processo de modernização do setor com a melhoria de equipamentos, atuação nas mídias digitais e atualizações na Agência de Notícias da Assembleia. As mudanças envolvem o trabalho dos fotógrafos da Casa, cujas imagens captadas por suas lentes diariamente permitem levar ao cidadão as atividades realizadas no Parlamento.

“Esse registro fotográfico reforça a política de transparência da atual Mesa Diretora, e do presidente Josué Neto (PSD), empenhado em prestar contas e se aproximar da população”, declarou o gerente de Fotografia, Edmar Perrone. O profissional atua na área há 40 anos e fala da evolução da fotografia dentro do processo de comunicação da instituição.

“A Aleam foi muito hábil em utilizar essa linguagem das redes sociais, como Facebook e Instagram, para se aproximar da população e também dar maior visibilidade à produção parlamentar”, declarou o também o fotógrafo do departamento, Alberto César Araújo. O profissional atua há sete anos no departamento, mas possui quase trinta anos de atuação no mercado.

A Casa Legislativa utiliza o Flickr, um site que funciona como rede social, e permite aos usuários criar álbuns para armazenas suas fotografias e conectar-se com usuários de diferentes locais do mundo. A ideia é subsidiar a população e a imprensa com um banco de imagens que é permanentemente atualizado.

A valorização e reconhecimento do papel social da fotografia pela Mesa Diretora foi concretizada com a aquisição de novas câmeras fotográficas, lentes e flashes, atualizando os equipamentos do departamento. A iniciativa assegurou aos fotógrafos maior qualidade no registro das imagens, pois as câmeras atuais possuem, por exemplo, recursos de luz que possibilitam fotos de qualidade em locais com pouca iluminação.

Para acompanhar a Aleam nas redes sociais acesse Assembleia do Amazonas, no Facebook; @assembleiaam, no Instagram; e Assembleia do Amazonas, no Flickr.

Origem do Dia Mundial da Fotografia

No dia 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a invenção do daguerreótipo, considerado o antecessor das câmeras fotográficas. A data foi escolhida como forma de homenagear essa criação.

O daguerreótipo foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837. Daguerre desenvolveu a máquina a partir de estudos realizados por Joseph Niépce (1765-1833), criador, alguns anos antes, da héliographie.


Foto: Elisa Maia Garcia



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes