PhD Robert Alexy recebe da UEA o título 'Doutor Honoris Causa'

O título de "Doutor Honoris Causa" foi concedido nessa sexta-feira (09/08) pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, ao Prof. PhD Robert Werner Alexy. A solenidade foi realizada durante a Conferência Internacional, no Salão de Festas do Clube do Trabalhador, localizado na alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José, na zona leste de Manaus, com a presença de autoridades de estado, professores e acadêmicos.

Na oportunidade, o reitor destacou a importância desse dia, afirmando que a concessão do título a uma das maiores referências na área do Direito aproxima, desmitifica e o torna real para a universidade e para a comunidade. Cleinaldo Costa destacou ainda que este momento servirá de exemplo para gerações vindouras do Direito.

"Ter aqui o autor referência da área do Direito na nossa jovem escola de Direito é uma honra e, sobretudo, uma gratidão. É um momento importante de afirmar uma escola de Direito jovem, mas uma escola de Direito que se percebe para o mundo. A Amazônia hoje é um grande valor, sempre foi, e nesse momento é importante afirmar a democracia, e o Dr. Robert é um dos autores que mais reforça a democracia no mundo. A presença dele no Amazonas dignifica e engrandece", disse.

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, comentou que o PhD é uma figura obrigatória em todas as graduações e todas as especializações. Almeida Filho enfatizou ainda que Robert serve como base para decisões de todos os juristas do Brasil e nada mais justo receber esse título tão importante.

"É um orgulho pessoal estar podendo encontrá-lo aqui no nosso Estado e contribuir para essa titulação extremamente importante. Dr. Robert é uma grande contribuição ao Direito do Amazonas. Não foi à toa que a UEA concedeu o 'Dr. Honoris Causa' a ele", declarou o vice-governador.

Para o homenageado e PhD Robert Alexy, é uma alegria imensa poder contribuir para o Direito. "É uma honra receber o título de 'Doutor Honoris Causa' da UEA. O trabalho que os senhores resolveram premiar neste dia foi desenvolvido em três estágios: primeiro deles, inicia-se com a Teoria da Argumentação Jurídica; o segundo passo começou com a Teoria dos Direitos Fundamentais; e o terceiro e último se refere ao livro 'Argumento da Injustiça', uma resposta ao positivismo jurídico que foi inicialmente publicado na Alemanha e, no Brasil, com o título 'Conceito e Validade do Direito”.

Robert Werner Alexy - Robert Werner Alexy é formado em Direito e Filosofia pela Universidade Georg-August, de Göttingen, e é professor titular de Direito Público e Filosofia do Direito da Universidade Christian-Albrecht de Kiel, ambas da Alemanha. É autor do livro "Teoria da Argumentação Jurídica", publicado em 1978 e difundido mundialmente. Produziu, em 1984, outro trabalho de relevância internacional, "Teoria dos Direitos Fundamentais", um clássico da Teoria do Direito. O jurista tem obras publicadas em mais de 20 países e são referências bibliográficas em cursos e pesquisas na área do Direito, além de utilizadas por tribunais brasileiros.

Honoris Causa – Definição - Honoris Causa é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente, um doutor Honoris Causa (ou doctor Honoris Causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional. A instituição dos doutoramentos honoris causa nasceu com o intuito de distinguir personalidades eminentes que, pelo vulto da obra realizada, enriquecem a vida cultural e social.


Fotos: Divulgação/UEA



Postar um comentário

Postagem em destaque

Crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento recebem presentes de Natal arrecadados pelo projeto Árvore Encantada

Cerca de 230 crianças e adolescentes, que estão hoje em oito unidades acolhedoras de Manaus, receberam na tarde da quarta-feira (04) os pr...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes