No “Setembro Amarelo”, Amazonprev promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Com o tema “Não peça desculpas por quem você é”, a médica psiquiatra, Alessandra Pereira realizou, nesta segunda-feira (30/09), uma palestra na Fundação Amazonprev ainda dentro da programação estadual do “Setembro Amarelo”. No evento, a profissional falou sobre a compreensão de um tema recorrente e preocupante atualmente, o suicídio. Participaram da apresentação servidores, estagiários e colaboradores da instituição previdenciária estadual.

Em uma abordagem inteligente, Alessandra Pereira expôs, à luz de estatísticas, os números assustadores de pessoas que se encontram em estágios avançados ou iniciais dos sintomas que podem desencadear em suicídio, como a depressão e as crises de ansiedade.

“O suicídio precisa ser compreendido como um fenômeno complexo, que não é uma doença, mas o produto de um adoecimento. Afeta indivíduos de diferentes idades, sexo e classes sociais, tendo fatores de risco que aumentam a incidência em alguns grupos”, ponderou a psiquiatra.

Ainda em sua exposição, Alessandra Pereira trouxe uma série de indícios e a prevenção do chamado “mal do século”. “Existe prevenção, e parte disso é saber ouvir, acolher, perceber sinais de alerta em si mesmo ou em quem se ama e agir de forma adequada”, ensinou.

Para o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a palestra é um instrumento de orientação “até para que nós, todos servidores, estagiários e colaboradores, entendamos melhor esse problema e possamos identificar pessoas acometidas dessas doenças”.


Foto: Divulgação/Amazonprev



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes