Águias causam prejuízo a cientistas com gastos de SMS

Águias-da-estepe quase faliram um programa de rastreio de aves ao voar para locais longínquos transmitindo um grande volume de dados de GPS.

Para quitar as despesas com a pesquisa, os cientistas do Siberian Environmental Centre, localizado na Rússia, tiveram de recorrer a um financiamento coletivo.

A ação do instituto rastreia 13 espécies de águia ameaçadas. Os pássaros são equipados com um aparelho que armazena a localização em que as aves estão 12 vezes por dia, mandando SMS com as coordenadas aos pesquisadores.

Batizada como Min, uma das águias-da-estepe estava sobrevoando o céu do Cazaquistão no verão até que voou para o Irã, fazendo com que o dispositivo instalado no pássaro perdesse sua conexão.

Assim que pousou em território iraniano, o aparelho da ave começou a mandar centenas de mensagens, causando para os pesquisadores um prejuízo diário de 7 mil rublos (R$ 438,94, na atual cotação), informa a revista Galileu.

Os créditos dos celulares também se esgotaram com outras três aves além de Min.

O prejuízo foi resolvido com uma campanha de financiamento coletivo, que permitiu arrecadar valor suficiente para a organização russa rastrear as aves até o fim do ano.


Fonte: Renova Mídia



Postar um comentário

Postagem em destaque

Polícia Civil pede o apoio da população para localizar mulher envolvida em roubo a mercadinho na zona leste da capital

O delegado Christiano Castilho, titular do 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP), solicita a colaboração de todos na divulgação da image...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes