Cera da carnaúba do Brasil vira impermeabilizante na Finlândia

Pesquisadores da Finlândia desenvolveram uma alternativa aos nocivos impermeabilizantes baseada na cera da árvore carnaúba, produzida através das folhas da palmeira Copernicia prunifera, nativa do Brasil.

Nina Forsman e seus colegas da Universidade de Aalto desenvolveram um revestimento impermeabilizante feito com partículas da cera de carnaúba que retém a respirabilidade e a sensação natural do tecido.

O novo revestimento é adequado não apenas para têxteis, mas também para outros materiais à base de celulose. Ele superou os produtos comerciais impermeabilizantes ao manter a respirabilidade do tecido, informa o site Inovação Tecnológica.

“Nós testamos o revestimento em diferentes materiais têxteis: viscose, tencel, algodão, cânhamo e malhas de algodão. Descobrimos que a rugosidade da superfície dos tecidos afeta o quão bem cada um repele a água – quanto mais áspera a superfície, melhor. Isso ocorre porque, na superfície rugosa, as gotas de água entram em contato com a superfície têxtil em uma área menor,” contou Forsman.


Fonte: Renova Mídia



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes