Dep. João Luiz participa de seminário da Unale, em Recife

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou, nesta quinta-feira (3), do 5º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), em Recife (PE). João Luiz foi a convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que promove o evento.

O seminário, cuja 2ª edição foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), envolveu debates públicos sobre temas relevantes à sociedade, entre os quais a violência contra a mulher, os Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a prevenção ao suicídio e automutilação.

“É um excelente momento para partilhar experiências com parlamentares de outros Estados e promover intercâmbio das boas iniciativas do Legislativo em todo Brasil. E, claro, trazer para o Estado projetos e ações que tiveram resultados positivos em outras unidades federativas e, também, exportar o que o Poder Legislativo tem desenvolvido no Amazonas ”, ressaltou João Luiz.

Entre os trabalhados desenvolvidos no Estado, João Luiz citou a Lei Estadual 4.926/2019, de sua autoria, sancionada em setembro pelo governador Wilson Lima. “A lei garante proteção às mulheres em bares, restaurante e casas noturnas no Amazonas. É mais uma ferramenta de combate à violência e ao assédio contra a mulher em nosso Estado, que deve ser apresentada e regulamentada, também, em outros Estados”, afirmou o parlamentar.

João Luiz destacou, ainda, o projeto “Basta depressão e suicídio” desenvolvido na capital e no interior do Amazonas. “Com o apoio da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia, iniciamos o projeto com uma grande mobilização de valorização à vida, que reuniu mais de 600 pessoas na ponte Jornalista Phelippe Daou. As ações estão em andamento tanto na capital quanto no interior, por meio de rodas de conversas e palestras em escolas, associações e instituições”, comentou o deputado, ao acrescentar que projetos como esse merece ser ampliado para outros Estados.

O seminário foi promovido em cada uma das regiões do pais e, segundo o presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), as propostas levantadas em cada uma das regiões serão organizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e vão basear um documento unificado a ser entregue aos ministérios. “A ideia é elaborar um plano nacional de combate ao suicídio e à violência contra a mulher, assim como de aprimoramento da segurança pública, que tenha a cara do Brasil”, informou.

Fotos: Divulgação Unale

.

Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes