PL inclui “Dia de Combate aos Vícios” no calendário municipal

Com o lema “Vícios têm Cura”, o “Dia Municipal de Controle, Combate, Tratamento e Cura de Vícios” deverá ser incluído no calendário oficial de Manaus, conforme o projeto de lei aprovado, nesta quarta-feira (16), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PL segue, agora, para a sanção do prefeito Arthur Neto.

De autoria do então vereador João Luiz (Republicanos), atualmente deputado estadual, e subscrito pelo presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), o PL institui a data 7 de abril como o “Dia Municipal de Controle, Combate, Tratamento e Cura de Vícios” com a realização de campanha de conscientização, com a participação da sociedade civil e entidades não governamentais, sobre a importância da preservação da saúde, livre de vícios, para ter uma melhor qualidade de vida.

Ao agradecer o presidente Joelson pela subscrição do projeto, João Luiz ressaltou a importância do texto para a sociedade manauense. “Será uma medida preventiva e de conscientização interessante, uma vez que os jovens e os adolescentes são ‘presas’ fáceis desses produtos nocivos à saúde e à vida psicossocial, cuja dependência torna-se um transtorno a toda a família”, justificou o parlamentar.

Como sugestão, João Luiz indicou ao município a criação de um site informativo voltado para a população local. Segundo ele, seria um canal de comunicação com uma linguagem simples e atrativa; além de alertas e curiosidades sobre tratamento escritos por psicólogos, médicos e outros profissionais da área, visando sempre informar a importância tanto se de evitar o vício quanto de se tratar os que já estão dependentes.

“Quando há um individuo viciado, não é só ele que sofre, mas toda a família é afetada. Por isso, orientar e ensinar as pessoas a lidarem com a doença é uma forma de iniciar os trabalhos de tratamento da melhor maneira possível”, declarou João Luiz.


Foto: Mauro Smith



Postar um comentário

0 Comentários