Wilson Lima defende investimento em internet para conectar o Amazonas

O governador Wilson Lima destacou a importância do desenvolvimento de soluções tecnológicas e de internet para desenvolver e conectar o Amazonas durante o 9° Fórum de Internet Brasileira na noite desta quarta-feira (02/10), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“A presença do Estado aqui é uma sinalização desse nosso compromisso com a conectividade. Nós ainda temos um vazio muito grande no interior do estado, enquanto o mundo está discutindo internet das coisas, internet 5G, o nosso povo no interior ainda tem dificuldade de acesso a essas informações e acesso à conexão, e isso me preocupa muito porque nós estamos em um estado muito grande, na maior extensão territorial do país e essas distâncias acabam aumentando ainda mais”, disse Wilson Lima.

Wilson Lima destacou ainda que o Governo do Estado tem buscado parcerias para ampliar a conectividade e melhorar o acesso a internet em municípios do interior. Ele disse ainda que do encontro podem sair propostas e estratégias que contribuam tanto com a iniciativa privada quanto com o poder público.

“Esse encontro aqui é importante para discutir esse processo de conectividade, de inclusão, de proteção de dados, e eu tenho certeza de que nos próximos dias, no resultado dessas discussões aqui, teremos muitas propostas e muitas reflexões positivas. Nós nos sentimos muito honrados em ter um evento como este aqui, que tem a participação de pessoas de todo o Brasil para poder entender nossa realidade e saber de fato o que é a Amazônia e a dificuldade que nós enfrentamos no dia a dia”, afirmou o governador.

O Fórum da Internet no Brasil serve de preparação para o Pré IGF Brasileiro, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011. Além disso, também antecede o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do governador Wilson Lima participaram Nivaldo Cleto, conselheiro do CGI, José Luiz Ribeiro Filho, coordenador do grupo de trabalho do CGI, Percival Henriques, representante da Paraíba, Marcos Dantas, professor da UFRJ, e Tanara Laushner, professora da Ufam e conselheira do CGI.

A empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) também participou do evento com um workshop sobre “Acesso à internet nos municípios do Amazonas”.

Fórum - O 9° Fórum de Internet Brasileira acontece até o dia 4 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, zona centro-oeste de Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo sítio: https://forumdainternet.cgi.br.


Fotos: Diego Peres/SECOM



Postar um comentário

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes