NOVEMBRO AZUL | Mutirão da saúde atendeu mais de 100 homens, neste sábado, na Fcecon e FHAJ

Em alusão ao Novembro Azul, dedicado à saúde do homem, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promoveram, neste sábado (09/11), mutirões de atendimento com consulta e cirurgias direcionadas aos homens.

Na FHAJ, o mutirão de consultas com urologista atendeu 100 pacientes do Sistema de Regulação (Sisreg), com idade entre 45-75 anos, para rastreamento do câncer de próstata.

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes, a ação levou aos pacientes uma palestra de orientação, atendimento médico, além de avaliação e encaminhamento ao serviço especializado, nos casos necessários.

"A Fundação pretende realizar em outras especialidades também, em outros outros meses que fazem alusão à necessidade de tratamento a outras doenças. Estamos fazendo hoje o que fazemos como ideal de vida: cuidar da população e ajudar a promover saúde", acrescentou o diretor.

De acordo com o médico urologista, Ítalo Cortez, que em conjunto com os médicos da Fundação idealizaram a ação, o objetivo principal foi agilizar o atendimento e orientar a população masculina sobre a importância do autocuidado.

"Os 100 homens atendidos na ação foram escolhidos, por meio de busca ativa no Sisreg para identificar pacientes que aguardavam uma vaga para consulta com o médico urologista", explicou o especialista.

Cirurgias na Fcecon - Neste sábado também iniciou, na Fcecon, um mutirão de cirurgia que vai atender 12 pacientes do sexo masculino que fazem tratamento na unidade.

De acordo com o chefe do serviço de urologia da FCecon, o médico urologista George Lins, cirurgias de médio e grande porte serão realizadas em dois dias de mutirão. O segundo dia ocorrerá em 30 de novembro.

Estão entre os procedimentos a prostectomia radical, a orquiectomia e a ressecção endoscópica de tumor de próstata.

Além das cirurgias, a FCecon vai realizar um mutirão de consultas com 100 vagas para homens com idade a partir dos 45 anos, no dia 23 deste mês, das 7h às 12h.

Os pacientes farão coleta de sangue (PSA) e, com os resultados em mãos, serão atendidos em consulta urológicas.


Fotos: Bruno Zanardo/SECOM


Postar um comentário

Postagem em destaque

Josué participa do EcoFestival e anuncia recursos para alavancar turismo em Novo Airão

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas pa...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes