Origem da vida na Terra pode estar em fendas no fundo do mar

As fontes hidrotermais são fendas na crosta do planeta Terra que liberam fluidos extremamente quentes e alcalinos no fundo dos oceanos.

Ao entrar em contato com minerais da crosta terrestre, esses líquidos reagem e formam diversas substâncias ricas em hidrogênio, essenciais para reações químicas que formam os compostos orgânicos complexos necessários à vida.

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Nature Ecology & Evolution, esta hipótese pode ser confirmada em um futuro próximo.

“Existem várias teorias concorrentes sobre onde e como a vida começou. As fontes hidrotermais subaquáticas estão entre os locais mais promissores para o início da vida — e nossas descobertas acrescentam peso a essa hipótese com sólidas evidências experimentais”, disse o um dos autores do estudo, Nick Lane, em comunicado.

Ainda durante o estudo, os pesquisadores conseguiram criar protocélulas em um ambiente semelhante ao das fontes hidrotermais, descobrindo que o calor, a alcalinidade e o sal não impedem a formação das estruturas, ao contrário: favorecem, informa a revista Galileu.


Fonte: Renova Mídia



Postar um comentário

Postagem em destaque

Amazonas Energia será denunciada por cobranças abusivas e interrupções

Por iniciativa do vice-presidente da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Amazonas (CGESP/Aleam)...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes