Projeto prepara presos de Itacoatiara para provas do Enem

Vinte reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) vão participar neste domingo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles se prepararam por meio do Projeto Bambu, desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão de cinco presídios da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Os reeducandos tiveram aulas ministradas de acordo com um calendário anual elaborado para proporcionar as condições necessárias de preparação em um ambiente adequado dentro das unidades para fazer as provas. Os alunos também participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado em outubro último. 

A professora Gracimar de Souza é uma das envolvidas no projeto e ministrou aulas de segunda a quinta-feira, de manhã e à tarde, com a ajuda do reeducando Rondinele Abreu Cavalcante, que é professor. Ela diz que procura sempre estimular, por meio do estudo, uma mudança comportamental que proporcione o crescimento do reeducando na sua formação ppessoal. 

Para a assistente social da Umanizzare, Ana Maria Bezerra, que trabalha no projeto, “as aulas são importantes para que os custodiados possam voltar a estudar, uma vez que perderam a oportunidade quando estavam em liberdade”. Segundo Bezzera, o Projeto Bambu tem despertado o interesse dos reeducandos para participarem dos exames nacionais. 

Provas - Os responsáveis pedagógicos também encaminham os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e demais sistemas relacionados à educação superior. A depender da nota da prova, os internos podem solicitar certificação do Ensino Médio e também concorrer a vagas pelo Universidade Para Todos (Prouni).



Postar um comentário

Postagem em destaque

Josué participa do EcoFestival e anuncia recursos para alavancar turismo em Novo Airão

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas pa...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes