Reunindo 23 títulos mundiais num único evento, Rio Negro Challenge impressiona em números

Um total de 23 títulos mundiais reunidos num só evento. Esse é um dos números expressivos que o Rio Negro Challenge Amazônia apresenta com as provas deste final de semana, 07 e 08 de dezembro, na Ponta Negra, a partir das 7h30. Façanha essa que credencia o evento a outro patamar, juntando a nata mundial da natação de águas abertas na capital amazonense.

“Isso transforma o Rio Negro Challenge num grande evento, não só quantitativo em termos das maratonas feitas no Brasil, mas qualitativo, pois nunca houve a reunião de tanto resultado num evento. São 23 mundiais dentre os atletas que vão competir, é muita experiência reunida”, destacou Fernando Possenti, eleito em 2018 pela Fina o melhor técnico de águas abertas do mundo e treinador da tetracampeã mundial, Ana Marcela Cunha.

Dentre as conquistas mundiais no Absoluto, estão: Ana Marcela Cunha (BRA) com 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 5 de bronze. Aurelie Müller (FRA) com 3 de ouro e 3 pratas. A também francesa Axel Reymond (FRA) soma dois primeiros lugares. No mundial Júnior a conta recebe o peso de Paula Ruiz (ESP) com 2 medalhas de ouro e Maria Alejandra Bramont (PER) finalizando com 1 prata.

Outro dado que impressiona no evento é a quantidade de atletas internacionais, um recorde do desafio e o que mais reuniu, até agora, nadadores de estrangeiros em competições de águas abertas na região Norte. Para o RNC, estão confirmados os atletas Paula Ruiz, Maria Vilas, Maria Claro e Guillem Pujol da Espanha. De Portugal vem Angélica André, enquanto que do Equador o representante será Esteban Enderica. Do Peru vão brigar pelo título Maria Alejandra Bramont e Alonso Castro. A França será representada por Axel Reymon, enquanto que o Brasil terá Fernando Ponte e Allan do Carmo. Os 11 feras vão disputar uma nova categoria da Travessia Almirante Tamandaré (8,5), a Elite Internacional.

O baiano Allan do Carmo, aliás, é praticamente da ‘casa’, pois já esteve em Manaus algumas vezes, disputando inclusive em 2017 a Travessia Almirante Tamandaré e faturando o pódio com o tempo de 01h40m42seg. “Venci com um tempo muito bom, estava com medo de estar muito calor e sol forte, mas o clima ajudou e, com isso, a temperatura da água não estava tão quente quanto esperada. Meu guia também me ajudou muito, incentivando o tempo todo. No dia da prova, conto com a presença e torcida dos amazonenses. A vibração é essencial”, comentou o atleta olímpico.

Turismo esportivo

Se os números da ala profissional são impressionantes, os dos amadores não ficam para trás. Ao todo, 383 atletas participarão do RNC 2019, sendo 90 atletas de 13 diferentes estados, entre Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Goiás, Pará, Paraná, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará.

“É uma felicidade enorme poder ver o crescimento do Rio Negro Challenge. Podemos dizer com toda convicção que, agora, o desafio é um evento internacional e que contribui para o turismo esportivo da nossa Cidade. Imaginem que em uma única refeição ao dia, somando 115 turistas nacionais e internacionais, movimenta num restaurante mais de três mil reais. Agora é só fazer as contas de uma média de três refeições ao dia, num período de três a quatro dias, pois muitos deles vão chegar antes para fazer passeios. É ótimo para a economia e para o esporte”, frisou o organizador, Pierre Gadelha.

Provas do Rio Negro Challenge

O Rio Negro Challenge Amazônia engloba seis provas, sendo: Rio Negro Champions, Relay 3x500, Maratona Aquática de 500m, 1,5km e 3km, além da Travessia Almirante Tamandaré de 8,5km. A Relay é a única que acontece dia 07/12/2019. A entrega do kit do Relay será no mesmo dia e local da prova, das 06h às 07h, enquanto que das demais provas ocorrem no sábado (07), porém das 15h às 19h, no salão de mídia da Arena da Amazônia.

Apoio

O RNC 2019 conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e da deputada Alessandra Campêlo.



Postar um comentário

Postagem em destaque

Marinha abre 900 vagas em concurso para jovem aprendiz

A Marinha do Brasil abrirá, no próximo mês, inscrições para um concurso que terá como objetivo preencher 900 vagas de aprendiz de marinhei...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes