Comitê Estadual de Resposta Rápida alinha estratégia de prevenção ao Coronavírus e SRAG

O Comitê Interinstitucional de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios, com ênfase no Novo Coronavírus (2019-nCoV), reúne-se nessa quinta-feira (30/01), às 11h, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) para alinhar as estratégias em relação ao novo vírus. O Brasil tem nove casos suspeitos sendo investigados, conforme o Ministério da Saúde (MS). No Amazonas, não há notificação de casos suspeitos, informou a FVS.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, a rede de saúde do estado está preparada para o atendimento e manejo clínico dos casos suspeitos de Coronavírus e de outras Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Uma campanha está sendo preparada pelo governo para prevenção das síndromes virais de um modo geral, e uma nota técnica foi enviada para toda a rede orientando sobre o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos e as condutas dos profissionais de saúde quanto à SRAG. Nesta quarta-feira (29/01), profissionais de saúde participaram de uma nova webconferência de atualização sobre Coronavírus com o MS.

Os hospitais de referência para internações das SRAGs são a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto da Criança do Amazonas (Icam), Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, Hospital Infantil Dr. Fajardo, e Maternidade Ana Braga e Instituto da Mulher Dona Lindu para mulheres em trabalho de parto. O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz também foi definido como hospital de referência para atendimento a casos suspeitos de Coronavírus.

Formação do comitê – Instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a FVS, por determinação do governador Wilson Lima, o Comitê Estadual conta ainda com representantes da FMT-HVD, Secretaria Municipal de Manaus (Semsa-Manaus), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Superintendência Regional do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e HPS Delphina Aziz.

A implantação do Comitê tem como objetivo a execução coordenada de ações de prevenção e controle de epidemias por síndromes gripais nas redes de saúde pública e privada de atenção básica e especializada da capital e do interior, visando a agilidade na execução das ações de notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, previstos no Plano estadual de vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG).

Adicionalmente, o Comitê atuará na preparação de respostas rápidas a uma possível ocorrência de casos de Novo Coronavírus, aplicando orientações do MS definidas por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aeroportos – Ainda na quinta-feira (30/01), a FVS-AM participa de uma reunião, às 9h, na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com representantes das companhias aéreas que atuam no estado para alinhamento dos protocolos definidos pelo Ministério da Saúde sobre casos suspeitos que possam chegar por via aérea.

A diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informou que já houve uma primeira reunião na segunda-feira (27/01) e muitas medidas de orientação estão em pleno funcionamento no aeroporto, como os avisos sonoros para orientar os passageiros para as boas práticas de prevenção, como a importância das lavagens das mãos e o uso de álcool gel. Porém, conforme aumenta o nível de atenção, novos protocolos são definidos.

“A nossa intenção é o alinhamento operacional dos casos suspeitos de coronavírus que atenda o critério definido pelo Ministério da Saúde quando identificado dentro da aeronave”, disse.

Rosemary salienta que os protocolos são internacionais. “O aeroporto definiu um espaço para o deslocamento da aeronave, o local isolado para o primeiro atendimento desse indivíduo, a notificação imediata aos órgãos de controle e o encaminhamento para Hospital e do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz”.

Nacional – Representantes do Comitê Estadual Interinstitucional de Resposta Rápida para Vírus Respiratórios do Amazonas participaram, na tarde desta quarta-feira (29/01), da Webconferência sobre Coronavírus com o Ministério da Saúde. Durante a transmissão, foi apresentado o novo boletim epidemiológico e a atualização dos protocolos para coletas laboratoriais e o envios das amostras.

Medidas de prevenção – A FVS-AM informa que a rede de saúde se encontra abastecida com o antiviral indicado para o tratamento da influenza. O Ministério da Saúde recomenda que ele seja ministrado até 48h após o início dos sintomas.

A FVS-AM também alerta à população para o aumento esperado de casos de síndromes respiratórias nos primeiros meses do ano, e reforça as medidas de prevenção e controle, como por exemplo, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70%, evitar contato com pessoas gripadas e lugares aglomerados, etiqueta da tosse (evitando-se tossir diretamente nas mãos, e sim na curva interna do braço), uso de lenços descartáveis, uso de máscaras, repouso adequado, boa hidratação, alimentação equilibrada, entre outras.



Postar um comentário

Postagem em destaque

CUIDADO | Carro preto ataca em Manaus e sequestra criança de 2 anos

O sequestro do menino Erlon Gabriel, de apenas 2 anos, está deixando a sociedade amedrontada e toda a polícia mobilizada para conseguir de...

 
Copyright © Chefão da Notícia. Templates Designed by OddThemes