Sepror divulga tabela de insumos do pescado dos meses de janeiro a abril de 2020 - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

sábado, 9 de maio de 2020

Sepror divulga tabela de insumos do pescado dos meses de janeiro a abril de 2020

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), divulga hoje (09/05), a tabela de preços dos insumos utilizados pela aquicultura nos meses de janeiro a abril do ano de 2020. Nela constam os principais produtos, desde ração a equipamentos de pesca, de forma a permitir ao piscicultor ter um melhor direcionamento e conhecer as melhores oportunidades de adquirir seu material de trabalho.

Segundo o engenheiro de pesca e gerente de Aquicultura da Sepa, Oster Machado, esta pesquisa é realizada a cada mês, com os preços médios praticados no mercado de Manaus pelos principais fornecedores de insumos.

“A Sepa, através da Gerência de Aquicultura, faz esse levantamento mensal, destacando como item principal a ração, que representa cerca de 70% dos custos de produção para a piscicultura. Vale salientar que, se algum piscicultor tiver interesse em saber mais, é só entrar em contato que informaremos, e também acessando a tabela disponibilizada no site da Sepror, onde eles terão essas informações mensalmente”, diz Oster.

Ao ter acesso à tabela, os piscicultores podem saber quais os melhores preços e comparar as variações que ocorreram durante o período, dessa forma podendo realizar a melhor compra para sua produção sem precisar ir em busca das informações sozinho.

O secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Leocy Cutrim, ressalta que, com a pandemia, houve uma diferença no preço da ração e, com a divulgação do levantamento, o produtor tem como se planejar melhor para realizar a compra deste insumo, que é o mais importante para sua produção.

“Com o advento da pandemia, houve uma variação no preço da ração, e isso (a tabela de insumos) é importante para abalizar os piscicultores nas suas decisões com relação a seu planejamento e peixamento (ação de povoamento e repovoamento e a estocagem de alevinos), estratégia de venda e até de pesquisar os melhores preços de ração na hora da compra, já que o peixe necessita desse insumo básico”, afirma Leocy.

Ainda segundo Leocy, em breve estará sendo criado um informativo técnico da piscicultura com as informações levantadas desde o início em 2019.

“Vamos montar um informativo técnico com uma análise dos preços de insumos coletados no decorrer de um ano, ainda está em elaboração para ser veiculado no site da Sepror e em formato impresso, para que os piscicultores possam analisar o que aconteceu durante esses 12 meses com relação ao preço destes insumos praticados em Manaus”, finalizou o secretário.

Para conferir a tabela de insumos basta acessar a página da Secretaria, no endereço www.sepror.am.gov.br.


Foto: Arquivo/Sepror



Nenhum comentário:

Postar um comentário