#MANAUSSOLIDÁRIA - Parceria entre secretarias garante alimentação à população em vulnerabilidade - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Cidades

sexta-feira, 19 de junho de 2020

#MANAUSSOLIDÁRIA - Parceria entre secretarias garante alimentação à população em vulnerabilidade


A campanha #ManausSolidária realizou nesta quinta-feira, 18/6, o repasse de aproximadamente 300 pacotes de alimentos à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A doação, intermediada pelo Fundo Manaus Solidária, responsável pela campanha, é fruto de uma arrecadação realizada pela Manaus Previdência e reforça as ações dos equipamentos assistenciais da Prefeitura de Manaus, em meio à pandemia de Covid-19, período em se observou um número crescente de pessoas em vulnerabilidade econômica e social.

A doação, fruto da colaboração entre as secretarias, busca garantir a alimentação de qualidade à população mais vulnerável. Presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro ressaltou a importância da integração entre as secretarias municipais, o que permite um auxílio mútuo, conforme as possibilidades, numa soma de esforços pelo bem dos necessitados.

“Agradeço a Daniella Benayon, diretora-presidente da Manaus Previdência, pela sensibilidade em perceber que o que nesse momento não serviria para os servidores da autarquia municipal será muito bem utilizado pelas cozinhas comunitárias da Semasc. É essa integração, essa parceria que tem possibilitado a superação desse momento de pandemia, permitindo que mais pessoas sejam assistidas pela Prefeitura de Manaus”, afirmou.


Os itens alimentícios seriam, inicialmente, destinados a servidores aposentados em ação de acolhimento realizada pela Manaus Previdência. Com a suspensão das atividades, o órgão procurou o Fundo Manaus Solidária para que fosse feito o encaminhamento da doação. Foram repassados 190 pacotes de biscoitos, 90 quilos de açúcar e 180 unidades de suco de fruta.

Cozinhas comunitárias

Diariamente, as cozinhas comunitárias do município oferecem 2,1 mil refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social. No Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), crianças e adolescentes afastados do convívio familiar recebem acolhimento e assistência. Ambos os serviços, que são vinculados à Semasc, não tiveram suas atividades paralisadas durante a pandemia.

A diretora do departamento de Segurança Alimentar da Semasc, Cleonice de Freitas, afirma que a demanda por alimentação nas cinco cozinhas comunitárias aumentou, significativamente, durante os últimos meses e que a parceria entre as secretarias é muito importante para que todos possam ser atendidos.


“Essa doação vai nos ajudar a melhorar ainda mais o trabalho que já realizamos. Todos os dias, oferecemos alimentação de qualidade a quem mais precisa durante este momento difícil. Muitas pessoas serão beneficiadas, e não só as pessoas em situação de rua, mas também as crianças atendidas pelo Saica. Graças à colaboração nós podemos atingir a um público maior”, informou.

Doações

A campanha #ManausSolidária arrecada bens de primeira necessidade – roupas, calçados, gêneros alimentícios, itens de higiene pessoal e material de limpeza – para pessoas em situação de vulnerabilidade social; além de produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

As doações físicas podem ser entregues diretamente no drive-thru solidário montado no estacionamento da sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. O acompanhamento sobre doações e entregas de donativos está disponível no site www.manaussolidaria.org.


Fotos - Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária

Nenhum comentário:

Postar um comentário