Novena de São José agora é Patrimônio do Estado - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

sábado, 20 de junho de 2020

Novena de São José agora é Patrimônio do Estado


A Novena de São José, tradicional na capital amazonense, completa 21 anos em setembro. E como presente, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, através da Lei n. 5.179, de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro Reis (PP), sancionada no dia 25 de maio de 2020.

Segundo a parlamentar, a lei tem importância porque o Patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do ambiente, da interação com a natureza e história. Dessa forma, gera um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

“A Novena da Benção de São José, como é oficialmente chamada, é uma celebração da Palavra de Deus com adoração ao Santíssimo Sacramento, com louvor e veneração da figura do padroeiro da Paróquia e de toda a Igreja Católica. Ela reaviva a fé dentro da realidade do nosso Estado, reunindo milhares de pessoas, todo dia 19 de cada mês. E como patrimônio define a identidade de um povo, nossa homenagem torna-se mais do que justa”, explicou.

Essa celebração criada pelo Padre Sérgio Lúcio faz parte do calendário oficial dos católicos. São quatro orações de intercessão invocando São José, com a iluminação da Palavra de Deus, Adoração Eucarística, Louvor e Comunhão. Hoje, a Novena é transmitida ao vivo para todo o País, pelo canal temático da Amazônia e pela Rádio Rio Mar, da Arquidiocese de Manaus. O Santuário de José fica na rua Visconde de Porto Alegre, n. 820, Centro de Manaus.

Foto: Dhyeizo Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário