Governo do Estado e Município concluem testes do Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamim - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Governo do Estado e Município concluem testes do Sistema de Esgotamento Sanitário do Prosamim


O Governo do Estado e o Município concluíram, nesta quinta-feira (30), os testes no Sistema de Esgotamento Sanitário construído pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na bacia do São Raimundo, englobando os bairros Centro, Glória, São Raimundo, Santo Antônio e Presidente Vargas.

Os testes iniciaram em junho e foram realizados com a presença de técnicos da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), representando o Governo do Estado, acompanhados de uma comissão mista formada por órgãos municipais, representados por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), e ainda, de representantes da concessionária Águas de Manaus.

A comissão mista inspecionou e testou um sistema de esgotamento sanitário construído pela terceira fase do Prosamim, que engloba a construção de redes de coleta e estações elevatórias de esgoto.


A rede de esgotamento possui 24 quilômetros de extensão, distribuídos nas zonas sul e oeste, e teve toda a sua extensão testada pela comissão mista, observando a vazão da rede através dos poços de vista. A finalidade das redes é levar os efluentes das residências até as elevatórias distribuídas às margens do igarapé do São Raimundo.

O sistema de esgotamento é composto por seis estações elevatórias de esgoto que serão responsáveis por receber os efluentes das redes e enviá-los até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Educandos.

Convênio – Os testes fazem parte de um convênio de Execução de Obras de Saneamento Básico firmado pelo Governo do Estado, por intermédio da UGPE, que é o órgão que administra, executa e fiscaliza as obras do Prosamim, com a administração municipal.


O subcoordenador do Institucional da UGPE, o advogado Francisco Souza, afirma que vencidas as etapas dos testes e a atestação da perfeita funcionalidade do sistema, inicia-se a fase da elaboração de um relatório técnico de todos os órgãos participantes, trazendo os diagnósticos observados no sistema de esgotamento sanitário construído.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirma que o Governo do Estado supera um problema antigo do Prosamim, que era executar obras de saneamento e não realizar o repasse da operação do sistema ao Poder Municipal.

Campêlo ressalta que o Prosamim vem executando obras de saneamento e redes de esgoto desde sua primeira fase. “Mas, somente agora, com a gestão do governador Wilson Lima é que estamos caminhando para repassar um sistema de esgotamento sanitário executado pela terceira fase do programa, 15 anos após o programa ter iniciado suas intervenções”, ressaltou.


Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário