TCE-AM abre evento que trata dos serviços das Ouvidorias nos Tribunais de Contas - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

quinta-feira, 9 de julho de 2020

TCE-AM abre evento que trata dos serviços das Ouvidorias nos Tribunais de Contas


Com temáticas sobre a proatividade e interatividade das Ouvidorias com a sociedade, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou a abertura do “Ouvidoria Day”. Realizado e transmitido de forma virtual, o evento conta com diversos especialistas na área da ouvidoria, que, em diferentes painéis, apresentarão conteúdos relevantes para o tema, levando em consideração o atual momento de crise sanitária em que o país se encontra.

“É relevante o serviço prestado à sociedade pelas ouvidorias dos Tribunais de Contas, uma realidade consolidada na área de controle externo da administração pública, tendo em vista a atuação e exercício de uma via de controle da sociedade sobre a gestão pública. Uma ouvidoria funcionando de forma plena e efetiva permite o aperfeiçoamento das instituição que representa”, afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

A transmissão do evento acontece neste momento pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), com tradução simultânea em Inglês, Espanhol e por intérpretes de Libras.

O conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, relatou a importância da manutenção do evento e das atividades da Ouvidoria mesmo nos tempos de pandemia.

“O evento, que seria realizado em março de forma presencial, foi adiado e estamos fazendo virtualmente. Este foi um mecanismo para que pudéssemos manter a nossa produção. Essa pandemia não vai atrapalhar nossos planos e atividades, temos condições de burlar esse mal e continuar a fazer nosso trabalho. É disso que vamos tratar aqui. As soluções que estamos dando e pudemos dar para contornar esse problema. Nossa eficácia não mudou, mas evidentemente temos que aperfeiçoar, e é disso que vamos tratar aqui”, disse o conselheiro Érico Desterro.

Na oportunidade, o conselheiro também apresentou o novo site da Ouvidoria do TCE-AM, que foi remodelado e estreou no dia de hoje. A nova página facilita a consulta às informações, com maior praticidade no acesso aos canais de atendimento, gerando uma maior transparência aos denunciantes e à sociedade como um todo.

Programação

Entre as temáticas abordadas, os ilustres palestrantes convidados falarão sobre a proteção aos denunciantes; utilização das ferramentas digitais para colher denúncias; a qualificação do atendimento; os impactos do trabalho remoto causados pela pandemia, entre outros assuntos. A programação do evento está dividida em três diferentes painéis, onde em cada um deles dois palestrantes falarão sobre determinados temas. Após a apresentação, será aberto um espaço para perguntas e questionamentos, que serão respondidas pelos debatedores.

No 1º Painel, mediado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, serão discutidos o “Uso de Ferramentas Tecnológicas, interatividade e proteção ao denunciante.“ O ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, abordará “O uso de ferramentas tecnológicas e interatividade no âmbito das ouvidorias”. Em seguida, o ouvidor-geral da União adjunto, Fabio do Valle Valgas, falará sobre a “Proteção ao Denunciante”.

Após o debate dos conteúdos apresentados, o 2º painel, mediado pelo conselheiro Antonio Gilberto Jales, presidente do Comitê de Ouvidorias e Corregedorias do Instituto Rui Barbosa (IRB), abordará o “Programa de Integridade, Humanização do Atendimento e o Papel das Ouvidorias”. A Drª Mona Liza Ruffeil, superintendente da Controladoria Geral da União no Amazonas (CGU), iniciará as palestras falando sobre o “Programa de Integridade e o Papel das Ouvidorias”. Em seguida, o ouvidor do Tribunal de Contas do Paraná, Patrick Machado, trará ao debate a “Humanização do atendimento das ouvidorias”.

O 3º e último painel, mediado pela coordenadora executiva da rede de ouvidorias do Amazonas, Drª Fabiana Seabra, trará ao Ouvidoria Day os “Desafios do trabalho remoto, impactos do home office e o acompanhamento das ações de combate à covid-19”. Os palestrantes serão Mário Nélson Alves Júnior, diretor da OMD Soluções em Ouvidoria, e Uadson Ulisses Martins, secretário do Controle Externo do Tribunal de Contas da União.


Nenhum comentário:

Postar um comentário