Eleições 2020 | Alfredo pretende continuar gestão referência na educação - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Eleições 2020 | Alfredo pretende continuar gestão referência na educação

 

O candidato à prefeitura de Manaus, Alfredo Nascimento (PL), pela coligação “Trabalho Bom Merece Continuar”, que traz em sua chapa como vice, Conceição Sampaio (PDSDB), falou sobre a importância de manter a continuidade no trabalho que está sendo realizado na educação municipal pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, e que conseguiu sair da 23ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para estar entre as dez melhores capitais do país, ocupando agora a 9ª posição.

Os novos Centros Integrados Municipais de Educação (Cime) implantados pela atual prefeitura (dois entregues e dois em final de construção), que trazem um padrão inovador às escolas de Manaus, também foi citado pelo candidato. Ele afirmou que irá aliar tudo que está sendo feito na educação com programas e projetos de sucesso que implantou durante as suas administrações como prefeito de Manaus por duas vezes (1994 a 2017).

“Queremos fornecer o fardamento e material escolar completos para todos os alunos. Fazer a valorização dos profissionais de educação assegurando pagamento de bônus de produção do Ideb e do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. Vamos ainda trazer de volta a qualificação permanente de professores através de parcerias com a Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, e Universidade do Estado do Amazonas, a UEA, para cursos de pós-graduação”, disse o candidato.

Sobre creches, ele contou que pretende trazer de volta o Programa Mãe Social, que consistia na contratação de uma “mãe social” para tomar conta de até cinco crianças de sua vizinhança, recebendo a alimentação e o material pedagógico. O projeto, além de representar um emprego para quem era a mãe social, também dava a oportunidade a mais cinco mães, de exercerem seu trabalho com tranquilidade ou até mesmo, ir em busca de uma atividade para gerar uma renda.

“Em relação às creches todos vão prometer que irão construir centenas delas. A necessidade de colocar as crianças na creche é imediata, por isso o Mãe Social contratava uma mãe acolhedora que recebia todos os instrumentos para absorver cinco crianças, automaticamente liberando cinco mães para trabalhar ou procurar emprego”, explicou.

Alfredo destacou algumas de suas ações quando prefeito no setor de educação, como a construção de 45 escolas que proporcionou um aumento de 70% no número de vagas da rede municipal. Durante sua gestão, as salas de aula passaram a ter aparelhos de ar-condicionado e as escolas começaram a contar com um cardápio elaborado por nutricionistas.

“Minha administração foi marcada por indicadores que apontavam a diminuição da evasão e repetência, da melhoria da merenda escolar, qualificação de professores, aumento do número e qualidade das escolas, mais alunos nas salas de aula. Todos os setores tiveram formidáveis desempenhos. O desafio foi alcançado e não deixamos nenhuma criança fora da sala de aula. Os professores tiveram um dos melhores salários do País. Tudo isso vai voltar”, garantiu Alfredo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário