Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fundação Estadual do Índio acompanha regularização de distribuição de energia em comunidade indígena



A Fundação Estadual do Índio (FEI) acompanhou a primeira fase dos trabalhos da Amazonas Energia para regularização de distribuição de energia elétrica no bairro Nações Indígenas, na zona oeste de Manaus. Na ação, ocorrida na última sexta-feira (23/10), foi realizado mapeamento, cadastro e levantamento da documentação das famílias da área.

O Nações Indígenas foi o primeiro bairro indígena de Manaus, formado em abril de 2011, por integrantes de 14 etnias, entre elas Kokama, Mura, Miranhã, Munduruku, Kambéba, Pira-Tapuya, Sateré-Mawé. A comunidade conta atualmente com 382 famílias, somando aproximadamente 3 mil pessoas, todos trabalhadores informais, em situação de vulnerabilidade social.



“Essa é uma reivindicação antiga que só agora, por meio de uma articulação da Fundação, sairá do papel. No mês passado estivemos reunidos com um dos diretores da companhia de energia, que prontamente tornou essa ação possível e que, para além disso, também deverá incluir os ‘parentes’ na Tarifa Social, uma vez que todos são de baixa renda”, comentou o diretor técnico da FEI, Fabrício Corrêa, que esteve no local acompanhando a ação.

A concessionária, além de aumentar seu número de clientes legalizando as ligações clandestinas, irá instalar postes com cabos elétricos e transformadores, oferecendo segurança e qualidade no serviço para os moradores da comunidade, que já vêm aguardando por esta ação há quase uma década.



O cacique da comunidade, Jair Miranhã, expressou agradecimento à FEI pelo apoio, na figura de seus diretores, e à Amazonas Energia, pelo atendimento ao pleito dos indígenas que vivem na localidade. “Agora nosso povo terá energia legalizada e com a tarifa social. Teremos comprovante de residência e ainda iremos contribuir com o governo através de nossos tributos”, finalizou.

FOTOS: Denison Alves/FEI

Postar um comentário

0 Comentários