SES-AM realiza a apresentação da Secretaria Executiva de Controladoria da Saúde - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

SES-AM realiza a apresentação da Secretaria Executiva de Controladoria da Saúde



Foi apresentada, nesta sexta-feira (9/10), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a estrutura da nova Secretaria Executiva de Controle Interno, órgão que vai atuar como fiscalizador interno e garantir melhor qualidade dos serviços prestados aos usuários. A implantação da secretaria executiva faz parte das ações do projeto Saúde Amazonas, que visa reestruturar a rede de saúde do Estado.

A apresentação contou com a presença do secretário de saúde, Marcellus Campelo, da sub-controladora da Controladoria Geral do Estado (CGE), Lúcia Magalhães, do secretário executivo de Controle Interno, Silvio Romano, entre outros servidores.

O secretário Marcellus Campêlo lembrou que a existência de uma unidade de controle interno era uma necessidade antiga da secretaria de saúde. “Nós tínhamos um controle interno praticamente inexistente na estrutura da secretaria de saúde, sendo a saúde o segundo maior orçamento do Estado, sendo impossível trabalhar com uma secretaria tão grande e sem controle interno”.

A sub-controladora da Controladoria Geral do Estado (CGE), Lúcia Magalhães, realizou uma apresentação sobre diretrizes e atribuições das unidades de controle interno e externo, uma vez que a Secretaria Executiva de Controle Interno da SES-AM vai funcionar como um órgão auxiliar da CGE.

A controladora destacou o avanço para a secretaria de saúde com a implantação da secretaria executiva. “É um salto na administração da secretaria de saúde e de todo o estado do Amazonas, a importância que está sendo dada a atividade de controle interno é uma oportunidade de melhoria que vai refletir no desempenho de todo o serviço de saúde para o cidadão”.

Autoridade - A Secretaria Executiva de Controle Interno da SES-AM reúne quatro departamentos de controle: Ouvidoria, Integridade e Melhoria dos Processos, Núcleo de Economia e Saúde (NES) e Auditoria, que são responsáveis por levantar, analisar e sugerir correções de eventuais falhas e ilegalidades encontradas nos serviços e processos da SES-AM.



Os departamentos realizaram um primeiro levantamento das imprecisões identificadas pelos órgãos de controle e que precisam de correções. As informações serão apresentadas aos demais secretários da SES-AM e aos gestores das unidades para identificar os pontos de aperfeiçoamento.

O secretário executivo de Controle Interno, Silvio Romano, acredita que as inconsistências encontradas nas primeiras avaliações são oportunidades para avançar na melhor prestação do serviço.

“Os desafios são muitos, mas na verdade nós entendemos isso como uma oportunidade de melhoria, ou seja, temos muita coisa boa que podemos fazer em prol da saúde do nosso estado. Para isso, temos planos de ação em cada uma das áreas e nós vamos reunir com cada uma das secretarias que compõem a nova estrutura da saúde, discutir as oportunidades identificadas e elaborar um plano com as ações a serem executadas”.

Além da identificação das falhas nos processos, a gestão da Secretaria de Controle Interno está trabalhando na qualificação de seus servidores.

Fotos: Rodrigo Santos/ SES-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário