Faltando dois dias para as eleições, professor da Faculdade Santa Teresa reforça a importância do voto consciente e criterioso - O CHEFÃO DA NOTÍCIA

Breaking

Publicidade

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Faltando dois dias para as eleições, professor da Faculdade Santa Teresa reforça a importância do voto consciente e criterioso



No próximo domingo (15) acontecem as eleições municipais para a escolha dos prefeitos e vereadores que irão administrar as cidades pelos próximos anos. O cientista político e professor da Faculdade Santa Teresa, Helso do Carmo Ribeiro Filho, reforça que o momento exige compromisso de toda a população, pois são essas as p essoas responsáveis por apresentar soluções para as demandas do cotidiano das cidades como o transporte público, o asfaltamento das ruas, entre outras questões.

Segundo o professor, o próximo prefeito de Manaus terá um orçamento previsto para o ano de R$ 6 bilhões. Cabe ao eleitor, diz ele, escolher da forma mais consciente quem serão seus representantes. “Muito se comenta sobre a importância do voto. E essa consciência precisa de fato fazer parte do processo de escolha dos candidatos. As pessoas precisam entender que elas fazem a diferença e são responsáveis pela mudança. O ‘cansaço político’ que muitos eleitores dizem sentir diante das problemáticas da cidade só irá ser extinto quando de fato forem escolhidos políticos comprometidos. E é o eleitor que faz essa escolha”, destacou.

A orientação é sempre escolher um candidato que tenha propostas que vão de acordo com aquilo que o eleitor pensa e deseja para sua cidade. “Não vote porque alguém indicou ou pediu. Pesquise, conheça a história, analise cada uma das propostas. Não é da competência de um vereador, por exemplo, construir uma escola, então fique atento ao que estão prometendo. Vote em quem você se identifica mesmo que este não apareça como vencedor nas pesquisas”, pontuou o professor.

Ele lembra que o exercício de cidadania não acaba com o voto. É papel do eleitor acompanhar durante todo o mandato o trabalho do seu representante, seja pesquisando nas redes sociais ou qualquer outro canal. “O compromisso é de todos. E quanto mais pessoas adquirirem a consciência do seu papel na sociedade, maiores as chances de haver uma mudança real na cidade”.

De acordo com Elson Ribeiro, é função do prefeito administrar a cidade, dando condições para que a população tenha à disposição uma estrutura adequada para viver. Já o vereador atua na criação das leis municipais e na fiscalização do trabalho do prefeito.

Mudanças práticas –
A pandemia de coronavírus exigiu uma série de adequações para as eleições municipais deste ano. O período de votação terá uma hora a mais de duração, começando às 7h e não às 8h, e encerrando às 17h. O horário das 7h às 10h será prioritário para pessoas com mais de 60 anos, uma faixa etária considerada grupo de risco para a covid-19. Outros eleitores com menos de 60 anos que cheguem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em uma fila separada, respeitando a preferência e quem tem mais de 60 anos.

Os eleitores que estiverem sem máscara não poderão entrar no local de votação, pois ela é obrigatória. Não haverá identificação biométrica neste ano. O votante deverá se identificar com a apresentação de documento oficial com foto, a um metro de distância do mesário, e assinar o caderno de votação. A recomendação é para que o eleitor leve sua própria caneta para evitar contato.

Nas seções, os mesários estarão com máscaras e viseiras plásticas. Também terão álcool em gel para limpar as mãos e álcool 70% para passar em superfícies ou objetos na seção eleitoral. Nos locais de votação, haverá marcações com fitas para apontar o distanciamento de um metro entre os eleitores na fila e também em relação ao mesário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário