Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Aleam institui o Dia Estadual de Ações contra a Obesidade no Amazonas



Com a aprovação do projeto de lei (PL) nº 420/20 nesta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instituiu o Dia Estadual de Ações contra a Obesidade, a se realizar, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de outubro. De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a proposta segue para a sanção do governador Wilson Lima.

Ao agradecer o apoio dos pares, João Luiz ressaltou a importância de se incluir a data no calendário oficial do Estado para tratar sobre o tema. “Por meio de uma data específica para debater o assunto, nossa meta é transformar o cenário de obesidade e sobrepeso do Estado, com informações, maior conscientização e, consequentemente, prevenção”, justificou, ao comentar que, dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2019, apontaram Manaus como a capital com o maior índice de pessoas obesas do país, com 23% de prevalência.

“Temos de reverter esse título dado a Manaus e prevenir que a obesidade atinja, também, os municípios do interior do Amazonas. E, para isso, temos de realizar ações de prevenção e conscientização”, ressaltou.

A obesidade é um fator de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Além disso, pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.

Foto: Mauro Smith


Postar um comentário

0 Comentários