Bombeiros do AM contam com equipe especializada para remoção de árvores

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Bombeiros do AM contam com equipe especializada para remoção de árvores



Árvores nativas ou frutíferas plantadas em locais impróprios podem oferecer grandes riscos à vida e à segurança dos cidadãos. Em casos como este, o Manejo Florestal Urbano, equipe especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), age para corte ou remoção completa das árvores localizadas em áreas de risco.

O acionamento da equipe de manejo só acontece mediante solicitação e comprovação da real necessidade de remover a árvore, e após a devida autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com exceção de situações de emergência, em que é amparada por lei a atuação e pronto emprego dos bombeiros na área de corte e poda de árvores.



Além da autorização da Semmas, o cidadão que solicitar esse tipo de serviço deve ser de baixa renda e não ter condições financeiras de arcar com os custos de profissionais particulares para atender à demanda.

Atualmente, a equipe de Manejo Florestal Urbano conta com o efetivo de seis militares, divididos em duas equipes, com três integrantes cada. Para compor o grupo especializado, o bombeiro deve ter boa aptidão física, controle psicológico em situações extremas e habilidade com atividades em altura.



O bombeiro militar que atua nestas ações também necessita de conhecimentos técnicos específicos e passa por treinamento com a duração mínima de 30 dias. Além dos bombeiros, o CBMAM também já treinou militares do Exército e da Marinha do Brasil.

O especialista em salvamento em altura e instrutor de Manejo Florestal Urbano, Sargento Daniel Ramos de Araújo, relata sobre a altíssima demanda destas ações. “Atendemos em torno de uma ocorrência por dia, seja de poda ou corte total quando se faz necessário. Estamos numa média de 180 atendimentos em 2020”, enfatiza.



As zonas norte e centro-sul de Manaus são as áreas com a maior quantidade de chamadas para estas ocorrências, com foco nos bairros Cidade Nova, Flores e Parque 10 de novembro.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Postar um comentário

0 Comentários