LightBlog

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

EDUCAÇÃO - Prefeitura de Manaus finaliza ano letivo da educação infantil com o programa ‘Eba! Vamos Brincar!’



Com 87,5% de alunos engajados, foi ao ar nesta segunda-feira, 30/11, o último episódio do “Eba! Vamos Brincar!”, programa desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, assim que as aulas presenciais foram suspensas, para dar suporte e apoio aos alunos da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A exibição de mais esse capítulo marcou o encerramento do ano letivo da modalidade.

O aluno do 2º período, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eliakin Rufino, localizado no bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus, Arcanjo Miguel Magalhães, 5 anos, comentou sobre o projeto e disse que as aulas vão deixar saudade, pois aprendeu e ao mesmo tempo se divertiu. “Gostei muito desses vídeos, são muito legais, vou sentir saudade. Aprendi sobre as cores e várias outras coisas que a professora mostrava lá”.

A tia do aluno, a estudante de administração Daicinara Magalhães, disse que ficou orgulhosa por ele ter sido escolhido para representar o projeto, afinal, sempre que o sobrinho aprende algo nas aulas, quer gravar vídeos para os seus professores da Semed. “O ‘Eba’ ajudou bastante ele a se expressar. Foram vídeos muito importantes, que ajudaram o Miguel a entender o que estava acontecendo nesse momento de pandemia. Houve um momento de adaptação e as o professoras ajudaram muito pelo WhatsApp, foi ótimo”.

Os mais de 50 mil estudantes foram aprovados para a série escolar seguinte e dessa forma os alunos do maternal 3 das creches vão para o 1º período da educação infantil nos Centros Municipais Educação Infantil (Cmei). Já as crianças do 3º período, seguem para o 1º ano do ensino fundamental.

O último episódio do “Eba!Vamos Brincar!” foi uma preparação para a transição dos alunos da rede municipal de ensino da fase infantil para o ensino fundamental, uma formatura virtual. A gravação contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt. Ela enfatizou que, mesmo com todas as mudanças e adaptações, os professores conseguiram trabalhar os conteúdos programáticos para a educação infantil de forma brilhante e de acordo com o que preconiza a administração do prefeito Arthur Virgílio Neto, que elevou os índices positivos da educação na capital amazonense.


“Criamos o ‘Eba! Vamos Brincar!’, com muitas atividades voltadas para o trabalho educacional da modalidade infantil, quando as aulas presenciais foram suspensas. Os professores deram todo esse suporte de forma on-line e encerramos dentro de todas as possibilidades que conseguimos, de estar juntos dos alunos e familiares, para que pudéssemos desenvolver uma educação de fato com a qualidade que sempre trabalhamos”, destaca a secretária.

O chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI), Alexandre Romano, que participou diretamente do projeto e realizou atividades, parabenizou todas as crianças que no próximo ano estarão em uma nova modalidade de ensino.

“Participei de vários episódios, vivemos grandes aventuras nesse período e só quero parabenizar todas as crianças que concluíram o ano letivo com muito êxito e também com o apoio dos pais. Mesmo nessa pandemia que está sendo tão difícil para todos nós, eles conseguiram vencer e terminar este ano. Só espero que 2021 seja um ano melhor e que possamos estar juntos nas escolas, realizando nossas atividades de forma presencial”, disse Romano, que completou destacando a gestão do prefeito Arthur em relação ao apoio dado na inovação das atividades educacionais.

“O ‘Eba’ foi uma estratégia ousada, e nós alcançamos o sucesso, superando a meta estabelecida para o engajamento dos alunos, que chegou em mais de 87%. O prefeito Arthur Neto deu todo o apoio necessário para que pudéssemos fazer esse trabalho inovador, que aproximou as famílias da escola, em um processo riquíssimo de parceria com a equipe da Semed, do departamento de Gestão Educacional e subsecretaria de Gestão Educacional. Pudemos ver o feedback dos pais e dos alunos, que nos enviavam vídeos, áudios e fotos, agradecendo o carinho que a Semed teve com seus filhos”.

Engajamento
A meta da Semed até outubro era ter 75% das crianças assistindo ao projeto e alcançou 87,5%. O monitoramento foi realizado diariamente pelas equipes da Gestão Integrada da Educação (Gide) e de Geoprocessamento da secretaria, por meio do link de monitoramento. A base resposta era retirada semanalmente com as informações dos acessos de alunos e professores.

O engajamento dos professores, também foi acompanhado pelo link de monitoramento. A meta para outubro que era 95% e atingiu 99,5% de educadores acompanhando as atividades do “Eba!”.

Ubiracilda Pereira Fernandes, que leciona nos Cmeis Odete Puga e Maestro Dirson, ambos no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade, disse que finaliza o ano letivo com a sensação de missão cumprida.

“Este foi um ano diferente, atípico mesmo, onde nós professores precisamos inventar e reinventar e ter mais criatividade para poder enfrentar todos esses meses. Além das aulas, tivemos o cuidado de mostrar para os alunos como enfrentar essa pandemia. Não foi fácil para a secretaria e nem para os professores. Nós precisamos buscar mais material, conversar com os familiares, para que tivessem paciência e que também ajudassem a gente, e acredito que demos conta do recado. Chegamos ao final, satisfeitos e certos de que realmente desempenhamos bem o nosso papel”, comentou.



Episódios
Em decorrência da Lei nº 14.040/2020, publicada no dia 19 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), que dispensa os estabelecimentos de educação infantil de cumprir tanto os 200 dias obrigatórios do ano letivo quanto a carga mínima de 800 horas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Semed criou o “Eba! Vamos Brincar!”, que ofereceu atividades pedagógicas em vídeo transmitidas pela televisão aberta e também no YouTube, logo que as aulas presenciais foram suspensas, em março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Foram 80 programas gravados no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), no Japiim, zona Sul. O Eba! ia ao ar todos os dias, sempre de 9h20 às 9h30, com reprise das 15h20 às 15h30, no canal 2.5 da TV Encontro das Águas e pelo YouTube. Participaram das gravações aproximadamente 20 professores da Caravana da Educação Infantil, mas todos os educadores da Educação Infantil auxiliavam os alunos por meio de aplicativos de conversa.

Fotos – Márcio James / Semcom e Divulgação / Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LightBlog