Saúde é prioridade, diz Wilson Lima sobre parceria com Prefeitura de Manaus em 2021

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saúde é prioridade, diz Wilson Lima sobre parceria com Prefeitura de Manaus em 2021



O governador Wilson Lima e o prefeito eleito David Almeida definiram que a área da saúde é uma das prioridades da parceria que Estado e Prefeitura devem fortalecer em 2021. A informação foi divulgada em entrevista coletiva nesta quarta-feira (09/12) após reunião, na sede do Governo, que contou com a presença do governador e do futuro prefeito, acompanhado do vice-prefeito eleito, Marcos Rotta, parte da equipe de transição municipal e vereadores eleitos.

A reunião foi a primeira ação de alinhamento entre Executivo estadual e o novo gestor do Executivo municipal, para discutir áreas prioritárias da nova parceria. No encontro, do qual participaram também secretários de Estado, foram definidas como prioridades as áreas da saúde, segurança, infraestrutura e transporte público.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou que a reunião pode construir pautas comuns para o município de Manaus, levando em consideração as ações já realizadas pelo Estado, principalmente na área da saúde, devido aos impactos da pandemia da Covid-19.

“É uma área que está sendo muito demandada agora em razão da pandemia da Covid-19. O estado do Amazonas está fazendo uma intervenção como nunca antes aconteceu nesta área, com a modernização do sistema”, afirmou, ao destacar avanços como a transparência nas filas e a nova estrutura do Centro Regulador, inaugurada no lançamento do programa Saúde Amazonas, neste ano.

“São avanços como a reforma do Hospital João Lúcio, onde há 12 anos não acontecia nenhuma ampliação. Também a ampliação da maternidade Balbina Mestrinho e o avanço que nós tivemos no hospital Delphina Aziz, saindo de 130 leitos para 350 leitos. Hoje o Delphina Aziz é o melhor hospital do Norte do Brasil e isso inclui rede privada e rede pública”, declarou o governador.

Comemorando o resultado da reunião, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida, afirmou em coletiva que o balanço da primeira conversa com o governador Wilson Lima e sua equipe gerou boas expectativas. David foi eleito prefeito de Manaus no último dia 29 de novembro.

“Obtive sinalizações positivas de algumas ações que precisamos implementar, dentre as quais, na saúde, utilizando o Sisreg do Governo do Estado, para que nós possamos implementar as cirurgias eletivas, onde nós iremos construir um parque de imagem, seis UBS (Unidade Básica de Saúde) nível três. Vamos diminuir muito, talvez zerar, as questões de exames na cidade de Manaus e, consequentemente, em todo o estado do Amazonas, porque tudo vem para a cidade de Manaus”, pontuou o prefeito eleito.

Vacinação – Wilson Lima destacou, ainda, que o Governo Federal acenou para a possibilidade das vacinas contra a Covid-19 começarem a chegar no Amazonas no final de fevereiro de 2021. Ele ressaltou que o Estado seguirá o plano nacional de vacinação. A aquisição da vacina pelo Governo Federal, pontuou, dependerá da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governador reforçou que o Governo do Estado já monta um plano de logística com cronograma de distribuição, que deverá ser colocado em prática assim que o Governo Federal disponibilizar a vacina.

“Vai depender muito de qual vacina vai ser primeiramente disponível no mercado. O Governo Federal já está conversando com as secretarias de saúde, inclusive para a compra de insumos como seringa e depósitos de armazenamento. De qualquer forma estamos montando o nosso cronograma e logística de distribuição”, frisou Wilson Lima.

Postar um comentário

0 Comentários