SAÚDE - Prefeito Arthur Neto inaugura primeiro Centro Especializado de Reabilitação pós-Covid da região Norte

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

SAÚDE - Prefeito Arthur Neto inaugura primeiro Centro Especializado de Reabilitação pós-Covid da região Norte



Pessoas que enfrentaram graves problemas de saúde, principalmente respiratórios, provocados pela Covid-19 e, mesmo após recuperar-se da doença continuam com sequelas, agora poderão contar com o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie. O novo espaço inaugurado pelo
prefeito de Manaus <http://www.manaus.am.gov.br/noticia/primeiro-na-regiao-norte-centro-especia
lizado-de-reabilitacao-pos-covid-e-inaugurado-em-manaus/
> , Arthur Virgílio Neto, nesta quinta-feira, 10/12, será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e está localizado na rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

O centro é o primeiro da região Norte com essas características e oferece um serviço avançado de reabilitação respiratória àqueles com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19, além de atendimentos às Pessoas com Deficiência (PcDs). "Estou cansado de ver pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram da doença, mas não das sequelas da doença. Pessoas que praticamente ficam inutilizadas, porque não tiveram o tratamento fisioterapêutico e por isso esse centro foi criado", declarou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama
Elisabeth Valeiko.

Arthur Neto disse ainda que o centro faz parte de um projeto maior, criado a partir da orientação de médicos do hospital Sírio-Libanês. "O projeto que vamos deixar para o próximo gestor foi feito a várias mãos e é muito bonito, mas não dava tempo de ser feito por mim, e vamos entregar ao futuro prefeito, para que ele execute, porque é muito grande", ressaltou o chefe do Executivo municipal.



A primeira-dama complementou que a ideia do centro nasceu durante o tratamento que o prefeito realizou quando enfrentou a doença. "Esse centro de reabilitação surgiu quando o Neto adoeceu de Covid-19 e nós entendemos a importância da fisioterapia no protocolo de tratamento da doença e a obra
veio com essa finalidade, de dar sequência ao tratamento. Essa é só o início e esperamos que outros espaços desses sejam criados", explicou Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Segundo o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi, a Prefeitura de Manaus atuou de forma enérgica no combate à Covid-19, com o esforço e a dedicação dos servidores, mas os resultados são alentadores. "O município de Manaus entrega, hoje, a melhor atenção básica já registrada na cidade. Vamos entregar com um indicador muito próximo aos 70%. Foram muitas conquistas, com muitas clínicas da família inauguradas e outras por entregar e este centro de reabilitação que atende pessoas com sequelas de Covid-19", afirmou.

O secretário municipal de Saúde explicou ainda que as pessoas que apresentem as sequelas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e falar com um médico para o encaminhamento. Além do centro de reabilitação inaugurado hoje, outras três policlínicas municipais estão capacitadas a oferecer o serviço. O atendimento pós-Covid também deve ter o acompanhamento da Saúde da Família.

Dentro da sua tipologia (CER 2), o CER Professor Rolls Gracie irá atender pacientes de todas as idades, contando com ambientes separados e destinados exclusivamente ao atendimento de adultos e crianças, sendo responsável por fazer o acolhimento e triagem desses usuários, buscando fornecer um
atendimento de qualidade a todos, sem distinção, com resolutividade e eficiência em relação às demandas de saúde da população manauara.



A equipe do CER é multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos fisiatras, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e suporte administrativo. A nova unidade irá atender de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 18h.

Homenagem
Sobre o homenageado, o prefeito revelou que, além de seu instrutor de jiu-jitsu, Rolls Gracie foi seu amigo e irmão e que tinha entre suas características o desafio ao perigo e a persistência. "É uma pessoa muito importante para o jiu-jitsu, muito técnico, mas muito perseverante. Morreu muito jovem, no auge de sua carreira e de sua vida. Se sobrevivesse ao acidente, teria ficado tetraplégico e morreu sem medo e desafiando o perigo, como ele viveu. Era um gênio. Um grande instrutor, um grande inventor no esporte. Nunca vou deixar de amá-lo", disse, emocionado.

Filho de Carlos Gracie, mas criado pelo tio Hélio, Rolls Gracie foi um dos maiores nomes do jiu-jitsu, por ajudar a disseminar a "arte suave" ao redor do mundo, fazendo com que a família ganhasse ainda mais fama, sendo o primeiro Gracie a ministrar aulas no exterior e participar de competições
internacionais. Também foi responsável por introduzir outras artes marciais aos seus treinos, com isso revolucionou totalmente o método de treino da família Gracie. Rolls contribuiu para que o jiu-jitsu passasse a ter umestilo mais esportivo, norteado por regras, pontuações, e tempo limitado para terminar as lutas, o que influenciou na criação da Federação de Jiu-Jitsu, responsável por definir as regras do esporte e regulamentar o sistema de graduações. 



Além da paixão pelas artes marciais, Rolls era apaixonado por asa-delta, seu hobby favorito. Em junho de 1982, aos 31 anos, morreu em decorrência de um acidente com sua asa-delta, deixando mulher e os filhos Igor e Rolles Gracie.

Representando familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes à solenidade Sebastião Guimarães, o Tico, e o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Frank Janã Pinto, e mestre Osvaldo Alves, parceiro de Rolls Gracie.

UNIDADES COM REABILITAÇÃO

1- Policlínica Castelo Branco, na rua Dona Vivi Marques (antiga rua do
Comércio), s/nº, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul;

2- Policlínica José Antônio da Silva, na rua Aroeira, 55, Monte das
Oliveiras, zona Norte;

3- Policlínica Dr. Comte Telles, na rua J, s/nº, no São José 2, zona
Leste.

Fotos - Alex Pazuello / Semcom

Postar um comentário

0 Comentários