Conecte-se Conosco

Política

Investigada por corrupção passiva, Nejmi Aziz toma posse como deputada estadual na Aleam

Publicado

em

A ex-primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz (PSD-AM), que é esposa do Senador Omar Aziz (PSD-AM), foi empossada deputada estadual em cerimonia restrita e rápida na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (31/12) que teve participação do presidente da casa deputado Josué Neto (Patriota) e do corregedor da Aleam, deputado Abdala Fraxe (PODEMOS-AM). A informação é do Blog do Hiel Levy.

Durante o ato, Nejmi fez a leitura do termo de compromisso como deputada estadual e, em seguida, assinou seu termo de posse que será publicado no Diário Oficial da Aleam.

A socialite ganhou a vaga de deputada por ser suplente da Coligação “Amazonas com Segurança I” composta pelos partidos PSD, PRB e DEM, após ontem (30) o deputado Augusto Ferraz (DEM-AM) renunciar o cargo para assumir a prefeitura de Iranduba.

“Este mandato chega justamente com o Ano Novo e vale registrar que pela primeira vez na história da Aleam nós teremos cinco mulheres como deputadas na Casa. A Aleam atendeu ao interesse da população e dos poderes de dar mais voz e participação às mulheres na política. Estamos respondendo a este novo momento da política brasileira com uma participação maior das mulheres na política”, disse Josué.

Operação Vertex

A ex-primeira dama está envolvida na operação Vertex (uma extensão da Operação Maus Caminhos), desencadeada pela Polícia Federal em 2019, que investigou crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no governo do Amazonas.

Nejmi foi presa duas vezes, ano passado, pela Polícia Federal, e ficou detida no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado na BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Fortuna

A ex-primeira dama disse à Polícia Federal que possui patrimônio no valor de R$ 30,3 milhões, conforme foi constatado na declaração de bens no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que chama atenção é que a fortuna de Nejmi é superior ao patrimônio acumulado por Omar Aziz ao longo de 40 anos de vida pública. Segundo o site do TSE, o senador tem patrimônio declarado de R$ 1,5 milhão, ou seja, 20 vezes menor que o de Nejimi.

Até hoje, os eleitores aguardam a ex-primeira dama explicar a origem de sua fortuna.