Conecte-se Conosco

Política

Governo federal financiou força-tarefa para defender cloroquina em Manaus, diz coluna

Publicado

em

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, montou e financiou uma força-tarefa de médicos defensores  do “tratamento precoce” da Covid-19 para visitarem Unidades Básicas de Saúde em Manaus (AM). As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. 

Sem respaldo científico, o grupo defende, como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alardeia, o uso de remédios como cloroquina e ivermectina.

De acordo com apuração da coluna, os envolvidos não receberam pela participação, mas tiveram diárias de hotel e alimentação pagas pelo governo federal.

A força-tarefa agiu na segunda-feira, 11, um dia após o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pedir socorro ao governo federal e a outros estados devido à falta de oxigênio no estado.

O grupo seria composto, segundo a coluna, por aproximadamente dez médicos, com diferentes especialidades, desde infectologista a dermatologistas. A ação recebeu o apelido de “Missão Manaus”. 

Eles passaram em Unidades Básicas de Saúde e falaram com profissionais da área, para os quais defenderam o uso de ivermectina e hidroxicloroquina, medicamento que já foi associado à arritmia cardíaca.