Segundo a Ford, a decisão faz parte da reestruturação global e também no mercado sul-americano. Além disso, a montadora alegou que a pandemia de covid-19 "ampliou a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Bolsonaro, no entanto, disse que a Ford queria subsídios para continuar fabricando carros no país. Ele citou um valor de R$ 20 bilhões que teria sido concedido à empresa nos últimos anos, mas não foi específico sobre o período ao qual esse subsídio corresponderia.
Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade, né? Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando R$ 20 bilhões para eles como fizemos nos últimos anos? Dinheiro de vocês, impostos de vocês, para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
Ontem, em entrevista à CNN Brasil, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que se surpreendeu com a decisão. "Não é uma notícia boa. Acho que a Ford ganhou bastante dinheiro aqui, no Brasil, né? Me surpreende essa decisão [de deixar o Brasil] que foi tomada pela empresa, que está há mais de 100 anos no Brasil, desde 1921. Eu acho que a empresa poderia ter retardado isso mais, e aguardado, até porque o nosso mercado consumidor é muito maior do que outros por aí."
0 Comentários