Enfermagem é o curso mais procurado entre as graduações, diz pesquisa

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Enfermagem é o curso mais procurado entre as graduações, diz pesquisa



A área da saúde está em alta e o curso de Enfermagem é um dos mais bem cotados em todo o Brasil. É o que revela os dados levantados pela pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight e divulgada no final de 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo o levantamento, entre os 15 cursos mais procurados pelos participantes, e que representam mais de 73% das intenções de matrícula, destacam-se, além de Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Alana Correa, o ano de 2020 trouxe muitas reflexões e desafios para os profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus. “Desde o início da pandemia, os enfermeiros tornaram-se um dos atores principais ao enfrentamento desta trágica pandemia. Este protagonismo deve-se pela atuação corajosa, ininterrupta e de grande efetividade nas instituições hospitalares, que resultou em uma grande comoção da sociedade”.

A enfermeira acredita que toda essa visibilidade trará, em um futuro muito próximo, tempos melhores e inovadores para a profissão. “Acreditamos que mesmo com pontos positivos e negativos, esta atuação, reconhecimento e valorização do enfermeiro possa ser transformadora para a liderança e autonomia da Enfermagem”.

O resultado da pesquisa é uma indicação de que as formações da área de Saúde serão ainda mais impulsionadas a partir de 2021 e, desta forma, Alana destaca que o mercado de trabalho demanda cada vez mais por profissionais enfermeiros, sendo de suma importância a atualização constante. “O mercado é concorrido e para conseguir destaque o enfermeiro não pode se acomodar. A graduação é o primeiro passo e o mais importante para uma trajetória de sucesso. Essa atualização profissional acontece principalmente em forma de cursos de pós graduação, capacitações e treinamentos”.

Alana informa que a categoria tem avançado de modo diversificado no mercado de trabalho, existindo quatro grandes campos de atuação do profissional: assistência direta ao paciente, gestão, docência e área de pesquisas, e empreendedorismo. Ela acrescenta que as especializações mais procuradas na área da Enfermagem são: urgência e emergência, neonatologia, obstetrícia e centro cirúrgico, além da estética.

Perspectivas pós pandemia

Segundo a coordenadora do curso da Estácio Resende, a perspectiva para o setor de Enfermagem pós pandemia é de profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho, além de investimentos em titulações de especialistas, mestres e doutores, aumento de vagas na rede pública e privada, com crescimento na área da gestão e empreendedorismo. “Podemos destacar ainda como tendência a regulamentação de consultórios e clínicas de enfermagem, trazendo cada vez mais autonomia deste profissional no atendimento a clientela no âmbito individual, coletivo ou até mesmo domiciliar”, completa Alana.

Amazonas

A Estácio Amazonas oferece o curso de Enfermagem, além de outros cursos da área de saúde como Psicologia, Educação Física, Biomedicina e Nutrição. Além disso, ainda na área de saúde, a Estácio oferta Nutrição, Biomedicina e Farmácia.

Postar um comentário

0 Comentários