Usina de oxigênio de Humaitá é a única do AM adquirida com recursos de emenda parlamentar

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Usina de oxigênio de Humaitá é a única do AM adquirida com recursos de emenda parlamentar



Com recursos da ordem de R$ 1 milhão, a usina de oxigênio de Humaitá (a 699 quilômetros de Manaus) é a única do Amazonas adquirida por meio de emenda parlamentar, de autoria conjunta dos deputados estaduais João Luiz (Republicanos) e Felipe Souza (Patriota). A observação foi feita pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante encontro com parlamentares estaduais em Manaus, na última quarta-feira (27).

Ao comentar a respeito do assunto, o ministro parabenizou os deputados responsáveis pela iniciativa visionária de dotar o interior do Estado com equipamentos de apoio ao sistema de saúde diante do agravamento da Covid-19 e da crise hospitalar com a falta de oxigênio.

Para os deputados Wilker Barreto (Podemos) e Delegado Péricles (PSL), que participaram do encontro com o ministro, a iniciativa de João Luiz e Felipe Souza é imprescindível para este momento de pandemia e deixará um importante legado para a saúde do município e cidades adjacentes.

“A exemplo do João Luiz e do Felipe Souza, temos a oportunidade de aproveitar esse momento para resolver questões históricas e estruturar o interior, com o mínimo de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e evitar deslocamento de pacientes para a capital”, ressaltou Wilker Barreto.

A usina tem capacidade de produzir 5.3 metros cúbicos de oxigênio, por hora, e está em fase de processo de adequação de espaços para que seja instalada. A previsão é de que, a partir da próxima semana, inicie a etapa de treinamento de profissionais que irão manusear o equipamento.

“A usina irá permitir a produção de oxigênio na unidade de saúde, garantindo o abastecimento ininterrupto. Além disso, vai assegurar uma assistência mais eficaz aos pacientes de Covid-19”, destacou João Luiz.

Tomógrafo

Além da usina de oxigênio, os deputados João Luiz e Felipe Souza destinaram ainda, por meio de emendas parlamentares, R$ 1 milhão para a aquisição de um tomógrafo para o Hospital Regional de Humaitá.

Na avaliação de João Luiz, a aquisição desse aparelhamento irá fortalecer e reforçar o atendimento médico da unidade hospitalar neste período de pandemia da Covid-19.

“Com equipamentos mais modernos para atender a população, temos certeza de que Humaitá irá superar esse momento de pandemia. São aparelhos extremamente essenciais para salvar vidas tanto do município quanto de cidades adjacentes, uma vez que Humaitá é cidade-polo da região”, completou o parlamentar.

Foto: Mauro Smith

Postar um comentário

0 Comentários