Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Cinco pacientes recuperados de Covid-19 retornaram para Manaus na madrugada desta quarta-feira (03/02)



Mais cinco pacientes que haviam sido transferidos para outros estados para continuar o tratamento de Covid-19 retornaram a Manaus na madrugada desta quarta-feira (03/02), recuperados da doença. Vindos de São Luís (MA), Natal (RN) e Recife (PE), eles chegaram por volta de 1h ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e foram recebidos por uma equipe do Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que disponibilizou transporte para cada um.

Entre os recuperados está Damiana Costa, de 44 anos, que recebeu tratamento em Recife. Ela conta que estava internada no SPA da Zona Sul, e a transferência para outro estado, segundo ela, foi uma escolha divina.

“Nós temos que agradecer primeiro a Deus por essa oportunidade de viver. Nós fomos escolhidos por ele para estar aqui. Em Recife nós tivemos uma boa acolhida e recebemos um tratamento de primeira, por isso tivemos uma excelente recuperação”.

A professora Maria Ivonete Souza Ramos, 58, também venceu a Covid-19 e foi recebida pelo abraço caloroso da filha. Dona Maria foi transferida de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, para Natal e está muito feliz com a recuperação.

“Fomos atendidos no hospital de campanha e tivemos um tratamento digno. Só tenho a agradecer a Deus por estar voltando para a minha terra recuperada, pois essa doença não foi fácil. Estou feliz por essa vitória”, contou.


A filha, Graziele Ramos, 38, destacou que essa ação de transferência dos pacientes é importante e tem salvado vidas. “Era uma ação bem necessária para o momento. Essa viagem vale muito a pena. A todos os pacientes que tiverem oportunidade, façam. É uma ação maravilhosa e que está salvando vidas”, recomendou.

Atenção Especial –
O FPS, além do transporte, tem prestado um apoio psicossocial importante, com técnicos atuando em todos os estados onde há pacientes do Amazonas em tratamento, com o objetivo de auxiliar os pacientes com tudo o que for necessário.

“Nossos técnicos estão dentro das unidades de referências nessas capitais. Atualmente nós temos mais de 15 capitais do país que receberam esses pacientes, então nossos técnicos mantêm contato com a unidade hospitalar e com o paciente quando é possível, passando todas as informações de como está sendo o tratamento, de como esses pacientes estão evoluindo”, explicou a secretária executiva do Fundo, Kathelen Santos.

Parceria – A transferência de pacientes do Amazonas faz parte de uma força-tarefa criada em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de melhorar o atendimento na rede estadual de saúde, inclusive em Manaus. Atualmente, 456 pacientes com Covid-19 já foram transferidos para tratamento em outro estado.

FOTOS: Mauro Neto

Postar um comentário

0 Comentários