Conecte-se Conosco

Brasil

AM entre alvos de operação da PF por fraudes em auxílio emergencial

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (4), no Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Maranhão e São Paulo, uma operação para combater fraudes ao Auxílio Emergencial disponibilizado pelo governo, em função da pandemia de coronavírus.

De acordo com a PF, cerca de 100 policiais federais cumprem as medidas judiciais simultaneamente nos estados.

Ao todo, são 28 mandados de busca e sete mandados de sequestros de bens, perfazendo um total de mais de R$ 170 mil bloqueados por determinação judicial.

Ainda segundo a PF, para a deflagração da Operação Quarta Parcela, foram instaurados inquéritos independentes em cada estado.

No entanto, apenas a ação de cumprimento dos mandados é que foi coordenada entre as equipes de PF de cada estado.

O objetivo é a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que atuam causando prejuízos ao programa assistencial.

A operação resulta do trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, com pena de 2 a oito anos de reclusão.

Leia mais no G1.

Foto: Divulgação/PF