Conecte-se Conosco

Amazonas

Um perigo chamado Rodrigo Guedes

Quem é o vereador que tem incomodado os corredores escuros da Câmara Municipal de Manaus?

Publicado

em

Os vereadores de Manaus, com suas vidas tranquilas de sempre, não estão acostumados com constrangimentos e incômodos, principalmente quando causados por um colega de parlamento. Fato é que esta legislatura trouxe surpresas, sejam boas ou ruins, uma delas é Rodrigo Guedes (PSC-AM), vereador de primeiro mandato que começou sua trajetória na CMM envolvido em uma grande polêmica.

No dia 8 de fevereiro de 2021, Guedes apresentou o PL n° 010/2021, que simplesmente revoga o aumento de salário dos vereadores aprovado em dezembro de 2020 pela 17° Legislatura. Essa medida foi vista por seus “colegas” como um tiro contra os próprios vereadores, uma vez que existe uma tradição corporativista na CMM que se resume na frase: “temos que ser uma só câmara”.

Rodrigo Guedes, ao que parece, não quer ser “uma só câmara” com alguns dos vereadores de Manaus, e tem tomado atitudes que vão contra toda e qualquer calmaria que se possa existir dentro da CMM, a mais recente é a CPI da Amazonas Energia, articulada e protocolada pelo vereador, medida idealizada por ele, logo após também, pedir ao MP-AM a prisão dos sócios da empresa.

Fato é que Guedes só está começando; muito mais virá, e as velhas raposas se sentirão muito mais ameaçadas que hoje. Ao contrario da tradição, há situações que uma andorinha sozinha faz verão sim. Por isso ele é um perigo. A velha política tem se levantado. Pergunta: quantos vereadores apoiam seu projeto contra o aumento de salários? Conta-se nos dedos.

A vida de Rodrigo Guedes não será fácil nos próximos anos, entretanto, tenho para mim, que a de seus adversários também não será!