Conecte-se Conosco

Amazonas

Sema recebe equipamentos para apoiar execução do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Publicado

em


Equipamentos recebidos pela secretaria também vão apoiar ações do Idam e do Ipaam previstas no projeto

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu, nessa semana, equipamentos de informática para apoiar a execução do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes / ASL), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Parte do material também será destinado ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e ao Instituto de Proteção Ambiental do Estado (Ipaam), por meio da Sema.

Ao todo foram entregues mais de R$135 mil em equipamentos, entre notebooks de alto processamento, impressoras plotter e multifuncional, TV, computadores desktops e tablets. Os eletrônicos vão auxiliar na execução da segunda etapa do Plano Operativo Anual (POA) do Programa, conforme destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“A Sema é parte integrada de um ecossistema de outras instituições, do Estado e União, que trabalham com o objetivo de promover a sustentabilidade dos sistemas de áreas protegidas e desenvolver boas práticas de manejo florestal, além de fortalecer políticas e planos voltados à conservação e à recuperação de áreas degradadas. A segunda etapa do POA no Amazonas envolve uma ação conjunta da Secretaria, do Idam e do Ipaam, para alcançar esses objetivos do ASL Brasil”, destacou.

Os materiais encaminhados à Sema vão auxiliar na construção e na regulamentação de Acordos de Pesca e também campanhas de educação ambiental. Com relação ao Idam, os equipamentos irão contribuir para a estruturação do Banco de Dados Integrado de informações do setor primário (BDI).

No Ipaam, por sua vez, os equipamentos serão utilizados na realização de análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR), bem como no apoio a mutirões de retificação do documento. A instituição também é responsável por realizar, nesta etapa do POA, a capacitação para manejadores florestais nos municípios de Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá, Canutama, Lábrea e Boca do Acre.

Paisagens Sustentáveis da Amazônia – O programa é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e é parte do Amazon Sustainable Landscapes (ASL), um programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru. O Banco Mundial é a agência implementadora do programa e a Conservação Internacional (CI-Brasil) é a agência executora, que tem como diretriz principal a visão integrada do bioma, de modo a promover a conectividade entre os três países.

Os principais objetivos da iniciativa são aumentar as áreas de ecossistemas florestais globalmente relevantes por meio da criação de novas áreas protegidas; consolidar e melhorar a gestão de Unidades de Conservação; aumentar o financiamento para o sistema de áreas protegidas; promover a conectividade e a gestão integrada de áreas protegidas; e promover o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e cadeias de valor derivados do uso sustentável da biodiversidade.

Estão entre as principais metas ainda a cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa e o setor de produção de sementes e mudas de espécies nativas; fortalecimento das políticas públicas voltados à proteção e à recuperação da vegetação nativa; e promoção da capacitação e da cooperação regional entre os países integrantes do programa.

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *