Conecte-se Conosco

Amazonas

Programação pelo Dia Internacional da Mulher inclui entrega de UTI Adulto no Instituto da Mulher Dona Lindu

Publicado

em


Unidades de saúde do estado prepararam programação reduzida, em função da Covid-19, com a realização de palestras sobre saúde feminina e entrega de brindes

No Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, às 10h, a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Instituto da Mulher Dona Lindu. Atividades de saúde, ações e homenagens alusivas à data também fazem parte da programação em algumas unidades de saúde do estado.

Na maternidade Nazira Daou, a programação pelo dia Internacional da Mulher terá início às 9h, com a distribuição de brindes às servidoras e às pacientes internadas na unidade, seguida de roda de conversa sobre saúde feminina e palestras sobre amamentação, puerpério e planejamento familiar. O encerramento será marcado pela soltura de balões para simbolizar o combate à violência obstétrica.

A direção da maternidade espera contemplar 70 pacientes e suas respectivas acompanhantes, além de 130 funcionárias da assistência direta com a iniciativa. Para a direção da maternidade, a data não simboliza apenas um marco histórico para as lutas femininas como ratifica a importância das reivindicações de direitos sociais e políticos, além da busca incessante em ofertar atendimento humanizado para as mulheres amazonenses no pré-natal, parto e puerpério.

No SPA Zona Sul, a programação pelo Dia da Mulher deve contemplar 30 mulheres. Na unidade localizada na Colônia Oliveira Machado, as homenagens iniciam às 15h, com distribuição de rosas, seguida de homenagem feita por funcionários para as mulheres, da apresentação do coral da Igreja Adventista e encerramento com um coquetel.

A programação na Policlínica Gilberto Mestrinho vai contar com a distribuição de brindes para os usuários e apresentação cultural com violinistas nas dependências da unidade. Já na Maternidade Balbina Mestrinho, a abertura da programação está prevista para às 9h, com as falas da direção e da gerência de enfermagem da unidade, seguida de sorteio de brindes, entrega de presentes, coquetel e encerramento.

“Será um evento pequeno, uma vez que não podemos fazer aglomerações. Mas não podíamos deixar de enaltecer as mulheres servidoras, pacientes e acompanhantes pelo Dia Internacional da Mulher e chamar a atenção para o Março Lilás, mês destinado ao combate do câncer de colo do útero”, disse a fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Georgete Míglio.

O SPA e Policlínica Danilo Corrêa optou por dividir a programação em dois horários, diurno e noturno. Cada turno terá atividades para o máximo de 30 mulheres. A programação da manhã inclui alongamento laboral, às 8h30, café da manhã e ciclos de palestras. Os temas a serem abordados são “Alimentação e saúde da mulher”, “Inteligência emocional em tempos de pandemia” e “Violência contra a mulher”.

À noite, a programação iniciará às 19h30 com alongamento laboral, seguida de lanche e as mesmas palestras realizadas no turno da manhã. O encerramento das atividades está programado para ocorrer às 21h30.

Já na Maternidade Azilda Marreiro, as atividades alusivas pelo Dia da Mulher seguem até a quarta-feira (10/03). Nesta segunda (09/03), a programação terá início às 14h, com uma palestra sobre gratidão, seguida de dinâmicas de grupo e palestra motivacional com equipes do Serviço Social e Psicologia.

Na terça-feira (09/03), a programação inclui massoterapia, corte de cabelo e sobrancelhas, além de noções de maquiagem. Às 14h está programada a roda de conversa “De mulher para mulher”. O encerramento da programação será na quarta-feira (10/03), com a palestra “Higiene íntima da mulher” e sorteio de brindes.

Fonte: Governo AM

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *